23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Florianópolis é homenageada em congresso de medicina em Natal

spot_img

Florianópolis é homenageada em congresso de medicina em Natal

spot_imgspot_img

Florianópolis recebeu uma homenagem especial durante o 13º Congresso de Medicina da Família e Comunidade, em Natal (RN), por ser a primeira capital do país a alcançar 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família.

O evento é, de acordo com a organização, um dos maiores encontros já realizados envolvendo médicos de família e comunidade, clínicos gerais, generalistas, residentes, estudantes, professores e demais profissionais de saúde da atenção primária brasileira e de diversos países.

Em março, o município já havia recebido uma placa comemorativa do Ministério da Saúde. “Recebo essa homenagem em nome de todos os profissionais que fizeram e fazem possível o sonho da Atenção Primária em Florianópolis ser reconhecido nacionalmente”, disse o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.

O reconhecimento confirma a posição de destaque nacional que Florianópolis vem conquistando nos últimos dois anos, em especial na Atenção Primária à Saúde. Recentemente, o município obteve o título de capital com melhor atenção básica do país, tendo mais de 90% das suas equipes de saúde da família avaliadas com acima ou muito acima da média nacional pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde.

Esses resultados se refletem em baixa taxa de internações por condições sensíveis à atenção básica (19,96%), bem abaixo da média nacional, que é de 33,22%.  Essa taxa tem sido utilizada como um dos principais instrumentos internacionais para avaliar o acesso da população e a qualidade dos serviços prestados pela atenção básica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img