19.9 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Florianópolis recebe o Tour Film Brazil

spot_img

Florianópolis recebe o Tour Film Brazil

spot_imgspot_img

Festival Internacional que está com inscrições abertas, acontece entre os dias 6 e 9 de maio.

Florianópolis, como representante da América Latina, embarcou em um novo nicho de mercado para o turismo. A Capital já faz parte do circuito de festivais internacionais de filmes de turismo, uma tendência mundial que propicia espaços para diretores apaixonados pelas paisagens naturais e urbanas de diversos locais do mundo mostrarem suas produções. São filmes que enfatizam o papel e a função do turismo na sociedade moderna, em diversas dimensões: cultural, social e econômica.

O Tour Film Brazil, membro titular do CIFFT (Comité International des Festivals du Film Touristique), tem como foco a América Latina, mas com participantes do mundo todo, foi lançado ontem, dia 19, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

O evento tem como objetivos a divulgação de filmes de destinos turísticos e o incentivo a produção de audiovisuais sobre turismo no estado e no país, além de trazer para Santa Catarina operadores, técnicos, profissionais e empresários ligados ao turismo e eventos de todo o mundo, incentivando e movimentando a indústria da criatividade em prol do turismo.

Segundo Jorge Oro, um dos diretores do CIFFT, idealizador e organizador do evento em Florianópolis, o potencial do país para este tipo de produção é imenso, mas ainda pouco explorado. “Quando falamos em produção de filmes para o turismo, o Brasil ainda tem muito a desenvolver, e a vinda deste Festival para o país, gera oportunidade de troca de experiências técnicas, acadêmicas, comerciais, institucionais, favorecendo a criação de novos conceitos e objetivos, compartilhando com o Brasil uma visão mundial na forma de mostrar o turismo. Temos que lembrar que turismo não se trata de lugares ou de eventos, trata-se de pessoas.”

“Temos que ver o turismo não apenas com uma visão mercantilista, mas sim a partir de uma visão humanista, diferenciada de ver o mundo e também propiciar que outras pessoas também conheçam o mundo por uma ótica diferente”, completa Oro.

Os filmes poderão concorrer nas categorias: destinos turísticos, turismo de natureza e ecologia, turismo de aventura e esportes radical, turismo esportivo, turismo náutico, hotelaria, gastronomia e enologia, pessoas, culturas e tradições; turismo religioso; parques temáticos; transportes para turismo (cias aéreas, marítimas, etc); turismo de animação.

Um júri internacional, escolherá os melhores filmes que serão premiados em cada categoria, além do melhor filme de Santa Catarina e o melhor filme brasileiro, havendo uma categoria especial, Jovens Talentos, destinada a premiar filmes produzidos por alunos de faculdades de turismo.

O Tour Film Brazil foi trazido ao país pelo empreendedor Jorge Oro, é o único festival credenciado pelo CIFFT na América Latina. Conta com o apoio institucional do Instituto Catarinense de Educação e do Lazer, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina e da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado de Santa Catarina.

“A bagagem cultural que esse evento deixará para o país será imensurável, e temos que entender que turismo também se faz com emoção, pois muitas vezes queremos nossas belezas e não conseguimos condensá-las de uma forma humanista. Teremos a oportunidade com o Tour Film Brazil de criar um novo mercado e abrir um novo conceito, bem como propiciar um espaço para trocar”, afirmou Guilberto Savedra, diretor-geral da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

“Precisamos aprender a mostrar nosso turismo a partir das nossas experiências, de nossas sensações, finaliza Jorge Oro.

Sobre o festival

O Tour Film Brazil será realizado entre os dias 6 e 9 de maio de 2010 com atividades no Teatro Pedro Ivo, na Universidade Federal de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa e também no Costão no Santinho.

Durante os dias do festival, além das exibições abertas ao público dos filmes selecionados e de filmes vencedores de outros festivais do mundo, shows, atividades culturais, oficinas e workshops com profissionais europeus e também da América Latina farão parte da grade de atividades, tendo como temática os efeitos e resultados dos filmes de turismo.

Como participar

Poderão participar do festival, governos de estados e municípios do Brasil, ministérios do turismo e agências governamentais do turismo de qualquer país do da América Latina e Caribe, agências de publicidade e produtoras de vídeos, organizações não governamentais, faculdades e universidades que possuam cursos de turismo e de propaganda, além de produtoras de vídeo.

Os interessados devem inscrever-se através do email contato@tourfilmbrazil.com.br e também pelo correio entre 19 de janeiro e 30 de abril, data final para seleção e comunicação dos participantes selecionados. O site do evento, www.tourfilmbrazil.com estará no ar com todas as informações e links interativos a partir de 25 de janeiro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img