17.9 C
fpolis
quarta-feira, outubro 20, 2021
cinesytem

Florianópolis terá Universidade Aberta do Brasil

spot_img

Florianópolis terá Universidade Aberta do Brasil

spot_img

Prefeitura de Florianópolis, em parceria com o Ministério da Educação, está implantando na capital catarinense o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, começam neste sábado (1º/11) e se estendem até o dia 23 de novembro as inscrições para o vestibular da Universidade Estadual da Ponta Grossa, que irá oferecer 300 vagas para o Curso de Graduação em Pedagogia no Pólo UAB Florianópolis. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico: http://www.cps.uepg.br/uab.

Do total de vagas disponíveis, 150 estão reservadas para professores e auxiliares de sala em exercício na rede pública de ensino. As outras vagas poderão ser preenchidas pelo público em geral. O concurso e a graduação serão coordenados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, do Paraná. Numa parceria entre a Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, e o Ministério da Educação, o pólo da UAB visa oferecer à população diversos cursos à distância de nível superior.

As provas do vestibular em Pedagogia serão realizadas no dia 25 de janeiro de 2009 em Florianópolis. A primeira etapa, composta pela prova vocacionada, terá lugar no período da manhã, com duração de três horas. Estarão envolvidas as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Geografia. Para cada disciplina serão 15 questões.

A prova de conhecimento, que faz parte da segunda etapa, acontecerá no período da tarde, também com duração de três horas. Haverá questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Física, História, Geografia, Química, Biologia e Língua Estrangeira. Para cada disciplina serão sete questões.
No dia 10 de fevereiro será anunciado o resultado do concurso e as matrículas ocorrerão no período de 11 a 25 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia 16 de março.

O Curso em Pedagogia terá uma carga horária em torno de 3.200 horas, sendo 70% à distância e 30% presencial. A duração total da graduação será de 4 anos. A organização curricular do curso está de acordo com as atuais diretrizes curriculares para o Curso de Pedagogia. Os acadêmicos ao finalizarem o curso poderão atuar na educação infantil, séries iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas do ensino médio e na gestão da educação básica.

O curso está organizado semestralmente. A cada período serão oferecidas de 4 a 5 disciplinas, sendo duas delas de cada vez. O aluno deverá estudar e realizar as atividades dos fascículos impressos e de cada uma das disciplinas online. Ao final do semestre ele deverá participar dos seminários e avaliações presenciais.

Passo a passo do vestibular

Público alvo: Professores, Auxiliares de Sala e demais interessados.

Requisito: Ensino médio concluído até a data de matrícula.

Inscrições: 1º a 23 de Novembro de 2008.

Taxa de inscrição do vestibular: R$ 90,00

Provas: 25 de Janeiro de 2009 (Matutino e Vespertino).

Matrícula: 11 a 25 de Fevereiro de 2009.

Início das aulas: 16 de Março de 2009.

Vagas: 300, sendo 150 reservadas para professores e auxiliares de sala em exercício na rede pública de ensino e 150 vagas para o público em geral..

Articulação

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) propõe fazer a articulação das instituições públicas de ensino superior já existentes e credenciadas pelo Ministério da Educação, possibilitando a oferta de cursos de graduação e pós-graduação para atender os professores e a todos os cidadãos da região de abrangência de cada pólo.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis irá coordenar o Pólo de Apoio Presencial, que irá disponibilizar laboratórios de informática, biblioteca, salas de estudos e salas de aula, para atendimento aos alunos e demais atividades presenciais dos cursos. O pólo de Florianópolis está localizado na Rua Ferreira Lima, 82, Centro.
Já as instituições públicas de ensino superior serão responsáveis pela oferta dos cursos, que serão ministrados à distância e complementados por algumas atividades presenciais.

Para ingressar no sistema UAB, o processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação. Ou seja, o de prestar vestibular. Sendo assim, a única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio. A realização das provas fica a cargo das instituições públicas de ensino superior.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, várias instituições irão ofertar cursos de graduação e pós-graduação no Pólo UAB Florianópolis. A previsão inicial para 2009 é que integrem o pólo cinco Instituições de Ensino Superior, com 12 cursos e 745 vagas.
Além da Universidade Estadual de Ponta Grossa, atuarão no pólo de Florianópolis o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Estadual de Goiás e Universidade Estadual de São Paulo – UNESP.

A luta pelo pólo

A luta para tornar realidade a Universidade Aberta do Brasil em Florianópolis começou em 12 de abril de 2007, quando a Secretaria de Educação da Capital encaminhou ao Ministério da Educação um projeto solicitando a implantação deste Programa no município. O Projeto foi pré-selecionado em fevereiro deste ano.

Um mês depois, o Prefeito Dário Berger assinou um termo de compromisso para viabilizar e manter o pólo de apoio presencial, garantindo à UAB a infra-estrutura física, recursos tecnológicos, recursos humanos e sustentabilidade financeira necessária. 

spot_img
spot_img