17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Exposição gratuita em Florianópolis une palavras e objetos para estimular a reflexão

spot_img

Exposição gratuita em Florianópolis une palavras e objetos para estimular a reflexão

spot_imgspot_img

A Faferia DNA de Arte (Rua Fernando Machado 261, Centro) abrirá no dia 11 de abril a exposição “Território em Risco”, da poeta multimídia Fê Luz.  A mostra usa a palavra como reflexão e questionamento entre o sujeito e o seu entorno. O evento de abertura acontece às 19h, e a exposição pode ser visitada até 2 de maio, de segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 19h. A entrada é gratuita. 

O trabalho é um desdobramento da série de intervenções urbanas “Território Poético”, desenvolvida entre 2013 e 2016, onde frases e palavras foram reproduzidas em placas inseridas na cidade a partir de Stencil Art: As frases “seu sistema pode estar em risco”; “houve um imprevisto”; “há possibilidades”; “libere seu sistema original”, “zona de risco”, “zona de conforto”, são algumas delas e na exposição ganham outro formato.

 Como continuidade desta investigação, que intensifica pequenos territórios de passagem, a exposição “Território em Risco” na Faferia ganha um novo suporte. Fê Luz imprimiu seus textos em materiais encontrados e apropriados do cotidiano, como cadeiras de praia, guarda-sol, espelhos, lâminas de madeira, entre outros, resultando numa série de trabalhos resignificados para o espaço interno de uma galeria. A mostra é integrada ainda por almofadas em parceria com a CM Gallery e postais da série antiga, ambas com as frases impressas, e seu último livro publicado, "verbalizações do amor em transe", poesia.

 De acordo com a artista, “a arte e o subjetivo na vida das pessoas e nos seus espaços de convívio são questões pertinentes ao diálogo sutil entre as palavras e os estados de existência”. A série questiona os espaços e seus domínios, na medida em que são permitidas novas possibilidades de leitura e vivência, e funciona como um manifesto poético, em sintonia com o momento em que vivemos. Nós e o que nos cerca, e a palavra como agente transformador e sensibilizador é uma das principais características do trabalho de Fê Luz.

 Bacharel em Artes Plásticas pela UDESC (2002), ela completa este ano vinte anos de trajetória artística. É autora de três livros de poesia, com os dois primeiros premiados e vem trabalhando, principalmente com poesia sonora, videopoesia, intervenção urbana e seus múltiplos. Recentemente foi convidada, como única representante da poesia catarinense, entre três brasileiros apenas, para o evento “Raias Póeticas: afluentes afro-íbero-americanos de arte e pensamento”, em Portugal, que ocorre em maio deste ano.

Serviço

 O quê: Abertura da exposição “Território em Risco”, de Fê Luz

Onde: Faferia DNA de Arte. Rua Fernando Machado 261, centro, Florianópolis.

Quando: 11 de abril, terça-feira, às 19h. Visitação até 2 de maio. De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 19h. Quanto: entrada gratuita.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img