25.8 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Floripa Conecta começa nesta quinta (4) com mais de 50 atrações e o propósito de fortalecer o setor criativo da cidade

spot_img

Floripa Conecta começa nesta quinta (4) com mais de 50 atrações e o propósito de fortalecer o setor criativo da cidade

spot_imgspot_img

Segunda edição do Hub de eventos será de 4 a 14 de agosto e promove o desenvolvimento econômico da Capital por meio da conexão entre turismo, tecnologia e cultura

Com 11 dias de programação, o Floripa Conecta começa nesta quinta-feira (4) e propõe a conexão de iniciativas da área criativa da Capital, além da ocupação de  diferentes espaços da cidade com atividades culturais. Quem abre a agenda é um dos maiores eventos de tecnologia, empreendedorismo e inovação do país, o Startup Summit. Ao longo de dois dias, serão 90 palestras, feira de negócios e a participação de profissionais inspiradores, como Lisiane Lemos, Gerente de Programas de Recrutamento de Diversidade, Equidade e Inclusão do Google; e a advogada e apresentadora Gabriela Priori, da CNN.

Além do Startup Summit, os primeiros dias do Floripa Conecta concentram eventos e iniciativas voltadas para a inovação, gestão, empreendedorismo e tecnologia — setores fortes da economia da Capital. Entre os destaques estão o Observatório de Negócios do Sebrae SC, o Speed Connecting e o lançamento do Empretec Startup. 

Já na sexta-feira (5), a agenda do Floripa Conecta será tomada de atividades culturais, algumas inéditas, como o Festival de Luzes de Florianópolis, que ocorre entre os dias 5 a 7 de agosto; e o City Tour by Night Floripa, um passeio noturno para conhecer a cidade de um jeito diferente. 

— Nesta segunda edição, queremos avançar nas discussões sobre economia e cidade criativa. Já somos referência em gastronomia, arte popular, turismo, nosso polo tecnológico é reconhecido dentro e fora do Brasil. Mas é por meio da colaboração e da cocriação que podemos dar um passo adiante, amadurecer ideias e torná-las práticas, principalmente passados dois longos anos de pandemia — diz Thaynan Mariano, Executivo do projeto.

Até o dia 14/8, estão programados festivais e shows, com destaque para o Brazil Game Tour, o Pop Pride Festival e Festival Lado a Lado, entre outros. As principais entidades da cidade, como a ACIF, ACATE, SEBRAE, CDL, FIESC, Fundação CERTI, ABRASEL e Prefeitura de Florianópolis estão unidas para que o Floripa Conecta possa ser um elo fundamental para gerar essa movimentação do mês de agosto em Florianópolis. 


— Queremos posicionar Florianópolis e Santa Catarina como ambientes líderes da economia criativa. Floripa oferece as características ideais para ser o centro da comunidade de economia criativa na América Latina e um dos mais importantes do mundo — afirma Rodrigo Rossoni, presidente da Associação Empresarial de Florianópolis. 

Mais informações sobre todos os eventos participantes serão publicadas no perfil do Floripa Conecta no Instagram e no site.  Programação completa abaixo.

Floripa além das praias


Ao agregar iniciativas e eventos em uma programação durante o mês de agosto, justamente um período com pouca movimentação turística na Ilha, o Floripa Conecta propõe que tanto empreendedores, quanto entidades, empresas, o poder público e a população se voltem e ocupem a própria cidade. Afinal, ser uma cidade criativa demanda que seus agentes criativos e seus habitantes reconheçam essa vocação criativa.  


— Se a classe criativa cresce como uma nova classe econômica que irá revolucionar o século, como sugere o pesquisador Richard Florida, queremos oferecer um ambiente que propicie que isso aconteça.  E isso está diretamente conectado à ocupação da cidade — afirma Thaynan Mariano. 

A área de eventos, que tanto sofreu nos últimos dois anos, é um dos setores que pode cada vez mais reforçar essa vocação de Florianópolis como uma cidade criativa, não apenas uma cidade de praia. 

— Por meio do Floripa Conecta, podemos juntar forças com outros produtores para que possamos diminuir o peso dos tijolos que temos que carregar neste ofício por meio da facilitação de questões burocráticas, por exemplo. Vale lembrar que a Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis é um exemplo para todo o Brasil — afirma o produtor Gabriel Pereira, sócio-diretor da Marte Cultural. 

 Para o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto,  iniciativas como o Floripa Conecta mostram que o turismo na Capital vai muito além das belezas naturais e das praias, com atrações o ano inteiro. Há ainda a questão econômica: os eventos atraem turistas, geram emprego e renda.


— Esse movimento une a iniciativa pública e privada, fortalece a economia criativa e o turismo fora de temporada, consolidando a nossa cidade como destino de negócios, cultura e lazer em qualquer época do ano — diz o prefeito. 

O que é o Floripa Conecta

Trata-se de um movimento de conexão entre iniciativas públicas, privadas e eventos. Foi criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional por meio da união de atores importantes do setor de tecnologia, do turismo e da economia criativa. 

Ao exemplo de muitas cidades do mundo, dentre elas Austin (EUA) e Lisboa (Portugal), que já vivem um ambiente de desenvolvimento econômico baseado na criatividade, 

turismo e tecnologia, o projeto tem o intuito de ser um ponto de conexão entre vários outros eventos que já existem na cidade e, ao mesmo tempo, atrair outros que possam se conectar nestes 11 dias dias. Os temas são os mais variados e abrangem desde tecnologia, artes, música, gastronomia, design, cultura e audiovisual a business e marketing, entre outros. 

Floripa Conecta 2022

De 4 a 14 de agosto de 2022, em Florianópolis, Santa Catarina.

Site: floripaconecta.com.br

Instagram: @floripa.conecta

Programação

03/08 – Skrotes 10 Anos Ocupa CIC 

03/08 – Workshop Ambiente das Startups
03/08 – Diálogos CEURS: Organizações da Sociedade Civil, Poder Público e o ODS 17

03/08 – Curso gratuito sobre a Agenda 2030 e Desenvolvimento sustentável

04/08 – Startup Summit

04/08 – Observatório de Negócios do Sebrae/SC

04/08 – Speed Connecting

04/08 – Visitações Projeto Tamar

04/08 – Como Transformar sua Paixão em Negócio com Samira Cook Gaines

05/08 – Festival de Luzes de Florianópolis 

05/08 – Aniversário de 5 Anos da Bro Cave
05/08 – Dia de Conscientização do Agosto Lilás

05/08 – CitTour byNight Floripa

06/08 – Business Road Network

06/08 – Feira Amigos do Monte Serrat
06/08 – Inovação e talentos em grandes empresas – Powered by VALE

06/08 – Music Sessions Floripa

06/08 – Creatorsland 

06/08 – JCI Florianópolis

06/08 – Show banda Tuyo

06/08 – Vinha na Varanda – Terroir Catarina

07/08 – Fatto a Femme 20ª edição 

07/08 – Feira de Cascaes
07/08 – Lançamento do Clipe Peixe de Dandara Manoela 

07/08 – Floripa Surf experience

07/08 – Trilha – Caminho da Santa Cruz: o triângulo de defesa e a invasão espanhola. Com visita ao Forte.

09/08 – Mulheres Empreendedoras Conecta 

10/08 – Lançamento Prêmio ACIF Mulheres que fazem a Diferença

10/08 – Workshop Maturidade de Governança 

11/08 – ACIF Business Day 

11/08 – CDL Inova+Ação 

11/08 – Rolê DasMina
11/08 – Creatorsland

11/08 –  Ecossistema local de Inovação

12/08 – Feira Maria da Ilha 

12/08 – PopPride Festival 

12/08 – Piloto Pretas Power + CRIA
12/08 – Tech Talks Cidades Inteligentes: Unity + Autodesk para Gestão de Cidades

12/08 – Alma Festival

12/08 – Brasil Game Tour – etapa Floripa

13/08 – PoP-Up Store Coolringa (no festival Lado a Lado)

13/08 – Trilhas de Criança

13/08 – Lado B do Vinho Catarinense

13/08 – Fatto a Femme Pocket – Especial Arte Gráfica

14/08 – Slam Antonieta de Barros 

14/08 – Elen Cristina convida THUANNY: Nossas Raízes

14/08 – Ensaio Orquestra de Baterias
14/08 – Festival Pretas Power + Projeto Cria

15/08 – TTDBRASIL – Congresso de Fotografia e Marketing 

18/08 – Construtech Experience 

30/08 – Fórum Estadual de Secretários de Desenvolvimento

31/08 – Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento

Thaynan Mariano / Executivo Floripa Conecta / (48) 99129-0065 / @thaynanmariano


Balaclava Studio:

Fabricio Faustin / Diretor de Comunicação / (48) 99809-6847 / @fabriciofaustin 

Thuanny /Direção Criativa Comunicação e Rede/ (48) 99609-7663 @thuanny___

Yasmine Holanda / Comunicação Institucional / (48) 99953-8576 / @yasmineholanda
Carol Macário / Comunicação Institucional / (48) 99930-5598 / @carolmacarioo 

Juliana Rabelo /  Comunicação Digital / (48)  99675-5696 / @jurabelo 

O Floripa Conecta tem comunicação, planejamento e organização assinados por Thaynan Mariano e Balaclava Studio (@balaclavastudio e balaclavastudio.com.br).

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img