18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Fórum reúne em Florianópolis autoridades mundiais na área de transplantes

spot_img

Fórum reúne em Florianópolis autoridades mundiais na área de transplantes

spot_imgspot_img

Santa Catarina vai receber, no dia 18 de dezembro, algumas das maiores autoridades mundiais na área de transplantes. A Secretaria de Estado da Saúde, através da SC Transplantes, e a Universidade Federal de Santa Catarina, através do HU, estão promovendo o I Fórum Internacional de Coordenadores de Transplantes do Brasil, com início às 15h, no auditório da reitoria da UFSC.

A data também será marcada pela assinatura do convênio que viabiliza o Centro de Transplantes, Tecidos e Células do HU, e ainda pelo ingresso da UFSC na plataforma de universidades públicas que oferecem educação na área de transplantes. Com 15,8 doadores por milhão de população (pmp), o desempenho de Santa Catarina nesta área só fica atrás do registrado em quatro regiões do planeta: a Espanha, com 35,5 doadores pmp, os Estados Unidos, com 26,5 doadores pmp, Cuba, com 18,7 doadores pmp, e o Uruguai, com 18 doadores pmp.

Nos últimos anos, o Estado quadruplicou os investimentos destinados à viabilização de transplantes, com recursos na casa dos R$ 12 milhões. “Isso representa uma economia em escala com reflexo em várias áreas, já que, além de ter muito mais qualidade de vida, quem recebe um órgão desonera os custos de serviços de saúde, como o da diálise, por exemplo”, observa o Superintendente de Regulação e Serviços Especializados da Secretaria de Estado da Saúde, Joel de Andrade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img