19.8 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Fotógrafo ressignifica a vida após luto e crise de burnout

spot_img

Fotógrafo ressignifica a vida após luto e crise de burnout

spot_imgspot_img

 Bernardo Aquino decidiu pela fotografia como profissão com a descoberta de uma nova vida, primeiro com crise de burnout e, anos depois, com o luto.

Morando em Florianópolis há oito anos, hoje é fotógrafo profissional e tem projetos relevantes em fase de captação de recursos, como o livro – com registros fotográficos – sobre a recuperação de Brumadinho (MG) depois da tragédia com o rompimento da barragem em 2019.

Natural de Belo Horizonte, aos 43 anos, hoje seu trabalho foca em contar histórias, conexão com pessoas, a natureza e a conexão também com marcas de propósito. “Dentro de uma parceria que envolve a foto e também projetos outdoor que envolvam a figura do Bernardo”, explica.

 A fotografia sempre esteve em sua vida, de forma amadora. Seu pai era fotógrafo amador e tinha um laboratório de revelação em casa, época em que não existiam equipamentos digitais.

O trabalho como empresário – ramo alimentício – exercido entre os anos de 2003 e 2013 reiterou a consciência de sua família em qualidade de vida, fato que o fez mudar para Florianópolis há oito anos com o interesse em trabalhar com fotografia. “Nestes trabalhos eu oferecia saúde, pois trabalhava com produtos naturais e linha fit, mas a minha própria estava sendo prejudicada”, pondera.

Na capital catarinense, trabalhou inicialmente com gestão de marketing e, nas horas livres, como fotógrafo freelancer nas áreas de esportes e arquitetura de interiores, já que sua ex-esposa, Patrícia, falecida em 2020, era designer de interiores. “O que me fez fotografar essas duas áreas foi a conexão que tinha com viagens. Meu interesse por arquitetura veio no intuito de fotografar monumentos históricos, mas para isso precisaria me aprimorar com serviços destinados a este nicho”, diz

Com a morte da esposa em 2020, por metástase de um câncer, o luto o levou novamente a reflexão sobre o trabalho, que resultou neste novo momento de vida. Para os próximos anos é o Chile, do qual a viagem é um projeto autoral com captação de recursos privados em parceria com marcas que queiram patrocinar a viagem. “O contexto é a conexão com a natureza, reflexões e histórias de lugares e pessoas que serão contadas através de imagens e texto, finaliza.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img