Florianópolis, 16 de julho de 2024

Francisco Baptista Neto lança livro no Floripa Shopping

spot_img

Sicoob SC/RS ultrapassa 1,5 milhão de cooperados

O Sicoob SC/RS alcançou em junho 1,5 milhão de...

Vai ter Feira do Rock em Palhoça no final de semana

No mês do rock n’ roll o shopping ViaCatarina...

Com mais de 250 empreendimentos, o Square SC apresenta opção inovadora para as férias da criançada

Empresa Wow Park oferece experiência multissensorial num ambiente inspirador Procurando...

Compartilhe

O médico psiquiatra lança mais uma publicação de tema relevante: Drogas: Por que as pessoas usam, é possível prevenir? Os motivos que levam alguém para esse caminho são abordados pelo escritor. O lançamento acontece dia 28 de maio, no Floripa Shopping

O livro denominado Drogas: Por que as pessoas usam. É possível prevenir levanta questionamentos que, segundo o autor, tem levado a respostas distorcidas. Isso é conseqüência do desconhecimento e das lendas e mitos em torno da questão, bem como pela negação da realidade e radicalismo.

De acordo com o livro, há incontáveis financiamentos para programas ou campanhas de prevenção, mas no Brasil não existe nenhuma pesquisa antes ou depois desses projetos para avaliar os resultados. O autor afirma desconhecer, aqui ou em qualquer outra parte do mundo, um programa de prevenção ao uso de drogas que tenha dado certo. Segundo Francisco Baptista Neto, “é muito difícil, para não dizer impossível, impedir que as pessoas usem drogas. Equivoca-se quem acha que, com a eliminação das drogas, acabem os drogados. Todo o aparato repressivo montado para reprimir as drogas mostra-se ineficiente.” O que o autor nos proporciona neste livro, baseando-se em diversos conceitos e nas poucas pesquisas existentes, é uma abordagem ampla e genérica do problema do uso abusivo das drogas em nossa sociedade. Aborda desde as possíveis causas para o uso de drogas até o questionamento: É possível prevenir?

De acordo com Elisaldo A. Carlini, ex-Secretário Nacional de Vigilância Sanitária, e Diretor do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas da USP, “o livro de Francisco Baptista Neto dá a necessária ênfase de que o problema ‘droga´ depende bem mais das características socioambientais, biológicas e psíquicas do usuário do que propriamente da própria droga.”

De acordo com Domingo Bernardo Gialluisi Sá, ex-Secretário de Justiça do Rio de Janeiro e membro do Conselho Nacional Anti drogas, “o livro de Francisco Baptista Neto é um brado vigoroso contra o nada a ser feito, postura típica da sociedade em geral diante do problema das drogas.”

O livro, da Editora Insular, será lançado dia 28 de maio, no Floripa Shopping, às 19h30.

Sobre o autor

O médico psiquiatra Francisco Baptista Neto é graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Terapia Familiar no Hanneman College Philadelfia, nos EUA. É psicoterapeuta de orientação psicanalítica, grupoterapeuta, terapeuta de adolescentes e famílias. Foi vice-presidente da Associação de Psiquiatria e Psicologia da Infância e do Adolescente da Bahia; secretário-geral do Fórum Pan-Americano para o Estudo da Adolescência

superintendente da Fundação Catarinense do Bem-Estar do Menor (Fucabem); presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria; foi membro efetivo do Conselho Federal de Entorpecentes (Confen), como representante do Ministério da Justiça e da Associação Médica Brasileira.

É autor, entre outros livros, de Aprendendo a Conviver com Adolescentes, em co-autoria com Luiz Carlos Osório, e Somos todos criminosos ou desonestos?, ambos pela Editora Insular, além de vários artigos sobre adolescentes.

SERVIÇO:

O que: Lançamento do livro Drogas: Por que as pessoas usam, é possível prevenir?

Quando: 28 de maio

Horário: 19h30

Onde: Floripa Shopping – Loja 219 – Piso Superior – L2

Informações livro: Formato: 15 X 21 cm

Páginas: 232

Preço: R$ 35,00

Autor: Francisco Baptista Neto

Mais informações: Editora Insular (48) 3232-9591