20.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Fundação Badesc exibe 3 filmes nesta quarta-feira no Festival de Cinema Europeu

spot_img

Fundação Badesc exibe 3 filmes nesta quarta-feira no Festival de Cinema Europeu

spot_imgspot_img

A  programação desta quarta-feira, 6, do Festival de Cinema Europeu, realizado pela Fundação Cultural Badesc, terá exibição de três filmes. O primeiro longa a ser exibido, às 17h, é da República Tcheca: “Homens de esperança”. Na sequencia, às 19h, é a vez de um filme da Estônia: a comédia “O novo mundo”. O último filme do dia é o premiado “A gangue de Oss”. Confira a sinopse dos filmes no fim da matéria. As sessões são gratuitas e têm vagas limitadas.

O festival vai até sexta-feira, 8,  e ocorre  também em Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Manaus, Belém, Natal e Aracajú.

De acordo com a assessoria de Imprensa da Fundação Badesc,  o evento foi criado para fortalecer o intercâmbio cultural entre a Europa e o Brasil e para homenagear o Dia da Europa, comemorado em 09 de maio, data que marca o início da formação da União Europeia.

O tema do Festival este ano é “Cidadania e Desenvolvimento” e está sendo promovido em parceria com a UNIC – Associação das Embaixadas dos Países da União Europeia.. Para contemplar a abordagem, foram selecionados filmes que apresentam desde o conflito entre árabes e judeus (no filme alemão Kadish para um Amigo), passando pela contracultura estoniana (em O Novo Mundo), até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol (espanhol Diamantes Negros). A seleção contempla filmes premiados como o português Tabu.

A Fundação Cultural Badesc está localizada à Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis.

Homens de Esperança (Muzi v Nadeji) – 17h

Direção: Jiří Vejdělek / República Tcheca / Romance / 2011 / 110 min / Classificação indicativa: 14 anos

Pode a infidelidade ser a base de ma relação feliz? O boêmio e encantador Rudolf está convencido que sim: “A mulher tem que lutar para manter um homem. E o mais importante, ela não deve ficar aborrecida!” Rudolf aplica a sua teoria selvagem na prática cotidiana com sucesso e vigor incansável dos seus 60 anos. Ele não entende a ingenuidade de seu genro Ondrej, demasiado correto e esforçado, mas que para o cumprimento de obrigações começa perigosamente a entediar a sua esposa, Alice. Como Rudolf é um pai amoroso, ele oferece algumas dicas comprovadas sobre como trazer a emoção para o casamento moribundo. Afi nal, a fortuna da família de sua filha única está em jogo.

O Novo Mundo (Uus-Maailm) – 19h

Direção: Jaan Tootsen / Estônia / Comédia / 2011 / 88 min / classificação indicativa: livre / Associação Estoniana de Jornalistas deCinema (Prêmio de melhor filme 2011)

A sociedade do Novo Mundo de Tallinn é um lugar onde os jovens estonianos idealistas podem se expressar. Alguns acham que esses jovens rebeldes são delinquentes, alguns os veem como uma galera de hippies irresponsáveis, porém têm alguns poucos que os veem como heróis. Eles são guerrilhas urbanas e anarquistas, cuja missão é lutar por um ambiente mais limpo e livre de carros, usando todos os meios necessários. Como resultado, já causaram várias dores de cabeça à polícia.

A Gangue de Oss (De Bende Van Oss) – 20h40

Direção: André van Duren / Países Baixos / Policial / 2011 / 108 min / Classificação indicativa: 16 anos / Prêmios Golden e Platin (Film Netherlands – 2011) / Golden Calf para a melhor música (2011)

Johanna almeja escapar da teia de criminalidade que está à sua volta. Mas quanto mais ela tenta escapar, mais ela se envolve. Nos anos 1930, a cidade de Oss, situada no sul dos Países Baixos, era dominada por grupos criminosos. Do norte do país, a polícia militar foi enviada para liberar a cidade da terrível “Gangue de Oss”. Quandoa polícia descobre que até os funcionários municipais e pessoas importantes da cidade estão envolvidos na prática de crimes sexuais e fraudes, o conflito explode entre o sul católico e o norte protestante, o que provoca a queda do governo – o último antes da segunda guerra mundial.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img