25.1 C
fpolis
sábado, abril 20, 2024
Cinesystem

Fundação Catarinense de Cultura distribui livros gratuitamente

spot_img

Fundação Catarinense de Cultura distribui livros gratuitamente

spot_imgspot_img

Nesta terça-feira, 29, quando se comemora o Dia Nacional do Livro, a Fundação Catarinense de Cultura anuncia a distribuição, gratuita, de 540 edições de autores catarinenses. As obras estarão disponíveis no hall de entrada do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, durante todo o dia 5 de novembro, data de aniversário de nascimento do escritor Rui Barbosa (1849-1923), quando se comemora o Dia Nacional da Cultura – criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579 . Outras 5 mil edições serão disponibilizadas às bibliotecas municipais de todo o Estado.

A seleção das obras está feita pela coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina Esni Soares da Silva. De acordo com ela, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas também enviou 5 mil edições de mais de 100 títulos que serão repassados a todas as 295 bibliotecas públicas do Estado.

O Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina (SBPSC), instituído pelo Decreto nº 1.572, de 1º de agosto de 2008, tem como objetivo implantar, expandir, modernizar e prestar assessoria a bibliotecas públicas em todos os municípios do Estado.
A Fundação Catarinense de Cultura é o órgão central do SBPSC, a quem compete coordenar e executar as atividades em consonância com as diretrizes do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

“O SBPSC assume como pressuposto básico para o desenvolvimento de suas ações, a função social da Biblioteca Pública”, enfatiza Esni. “Essa instituição cultural ao assumir este papel na comunidade, possibilita a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática e formação de uma consciência crítica do indivíduo, levando-o ao exercício pleno da cidadania”, completa a coordenadora.

Cabe à Biblioteca Pública, como centro de informação e leitura, usar a informação como instrumento de crescimento pessoal e de transformação social.

A atuação do SBPSC junto às Bibliotecas Públicas só é possível com a implantação de um processo sistêmico, baseado em ações voltadas para a interação e integração dessas bibliotecas em âmbito estadual.
 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img