27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Fundação Cultural Badesc estreia nesta terça-feira sessão sobre a ditadura militar

spot_img

Fundação Cultural Badesc estreia nesta terça-feira sessão sobre a ditadura militar

spot_imgspot_img

O Cineclube da Fundação Cultural Badesc, localizado no Centro de Florianópolis, irá exibir nas terças-feiras do mês de julho sessões especiais com o tema ditadura. Após cada sessão, que começa às 19h e têm entrada gratuita, estão programados debates com os participantes e convidados especiais.

Os quatro filmes selecionados que abordam o regime militar instaurado no Brasil em 1964 são "Hoje" (que abrirá a programação), "O dia que durou 21 anos", "Cidadão Boilsen" e "A memória que me contam".

Nesta terça-feira e no dia 28, está confirmado o debate com Viviane Cavalcante, mestranda em história pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que irá conduzir o debate sobre os filmes "Hoje" e "A memória que me contam".

A Fundação Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

Programação:

Terça-feira, 7
Hoje: de Tata Amaral. Brasil, 2011, 90min, drama, 12 anos, com Denise Fraga e César Troncoso / Vera é uma ex-militante política que recebe uma indenização do governo, em decorrência do desaparecimento do marido, vítima da repressão provocada pela ditadura militar. Com o dinheiro ela consegue comprar um apartamento próprio e quando está prestes a se mudar, recebe uma visita que altera sua vida.

Dia 14
O dia que durou 21 anos: de Camilo Tavares, Brasil, 2012, 77min, documentário, 12 anos / Este documentário mostra a influência do governo dos Estados Unidos no Golpe de Estado no Brasil, em 1964. A ação militar que deu início à ditadura contou com a ativa participação de agências como CIA e a Casa Branca.

Dia 21
Cidadão Boilsen: de Chaim Litewski, Brasil, 2009, 92min, documentário, 12 anos / Por diversos depoimentos, o documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen (1916-1971), presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar.

Dia 28
A memória que me contam: de Lúcia Murat, Brasil, 2012, 95min, drama, 14 anos, com Irene Revache, Simone Spoladore, Franco Nero, Otávio Augusto e Zé Carlos / A ex-guerrilhera Ana, ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img