Florianópolis, 18 de julho de 2024

Gilberto Lopes Teixeira é reeleito para a presidência do Instituto dos Advogados de SC (Iasc)

spot_img

Senna, minissérie produzida pela Gullane, estreia na Netflix em 29 de novembro

Protagonizada por Gabriel Leone, superprodução sobre a vida e...

Crédito rural e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro

Manter o fluxo de crédito é essencial para modernizar...

Pesquisa e especialização de profissionais são essenciais para avanço da Saúde  

Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação...

CredCrea celebra 20 anos com retomada do tradicional Costelão CredCrea

Cooperativa de crédito de Florianópolis fundada por engenheiros e...

Compartilhe

 
O advogado Gilberto Lopes Teixeira foi reeleito na sexta-feira, dia 4, para novo mandato à frente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), a mais antiga entidade jurídica do Estado. Gilberto Teixeira encabeçava uma chapa única e foi habilitado a cumprir novo mandato na presidência até 2026.


“Nos termos do Estatuto Social do Iasc, tenho sido indicado por meus pares eleitos ao Conselho Deliberativo para representar o Instituto dos Advogados de Santa Catarina desde 2017. A atual recondução alegra-me sobremaneira, mas, sobretudo, delega-me muita responsabilidade e trabalho árduo. Em 92 anos de existência é a primeira vez que teremos uma advogada eleita para presidir o Conselho Deliberativo de nossa instituição, a doutora Alexandra da Silva Candemil, e foi ela, dentro de suas atribuições, que confiou a mim a tarefa de seguir os trabalhos, conduzindo uma honrosa diretoria executiva composta de valorosos colegas advogados”, destacou o presidente reeleito.
Graduado em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), com pós-graduação em Direito do Trabalho também pela Unisul, Gilberto Teixeira também possui graduação em Licenciatura em Letras Português/Inglês e mestrado em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal Santa Catarina (UFSC).


“Coloquei-me à disposição para ser presidente do Iasc para devolver para a advocacia tudo aquilo que ela me proporcionou. Para enaltecer a memória daqueles que construíram a história da advocacia catarinense, para fortalecer nossa classe constitucionalmente reconhecida, para participar ativamente na evolução de nossa sociedade, prestando função social e fortalecendo as instituições jurídicas em nossa jovem democracia. Enfim, para ser agente de transformação social”, ressaltou Teixeira, que antes de assumir a presidência pela primeira vez ocupou as funções de vice-presidente e comandou a Comissão de Direito do Trabalho da entidade.


Sócio fundador da Lopes Teixeira Advogados, é membro honorário da OAB/SC, professor universitário desde 2010, palestrante e foi presidente do Colégio de Presidentes dos Institutos dos Advogados do Brasil nos anos de 2021 e 2022.


“Neste novo mandato pretendemos dar ao Iasc mais vigor, delegação, conteúdo jurídico de excelência e forma, de modo a sedimentar a estadualização do Instituto, ampliando os núcleos regionais, aprimorando nossas atividades usando os meios tecnológicos e conclamando nossos membros efetivos a colaborarem, com seus talentos e seu voluntariado, para o engrandecimento do Direito e da cultura jurídica. Trabalharemos também de modo a planejar o rumo de nossa instituição ao seu centenário de fundação”, antecipou o presidente sobre os 100 anos do Instituto, que serão celebrados em oito anos.


“O Iasc mistura-se com a própria história catarinense, é a sede do nascimento da OAB/SC e protagonista da implantação do primeiro curso de Direito no Estado. E neste quadro histórico, o Iasc não é uma conquista apenas dos advogados, mas de toda uma coletividade jurídica pautada no aprimoramento da democracia”, definiu o presidente.