27.9 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Guia sobre a nova ortografia e as mudanças do Acordo Ortográfico será lançado em Santa Catarina

spot_img

Guia sobre a nova ortografia e as mudanças do Acordo Ortográfico será lançado em Santa Catarina

spot_imgspot_img

Os eventos serão realizados em Florianópolis e Blumenau

Em janeiro de 2009 começa a vigorar o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa. Antecipando as dificuldades que o brasileiro terá com as novas normas de acentuação gráfica, emprego do hífen e todas outras regras que serão alteradas, o professor Paulo Flávio Ledur lança na Livrarias Catarinense em Florianópolis no dia 08 de dezembro e no dia 9 na Livrarias Catarinenses em Blumenau o Guia Prático da Nova Ortografia – As mudanças do Acordo Ortográfico.

O guia é dividido em três grandes partes. Na primeira, Ledur explica sobre as Mudanças Obrigatórias: acentuação gráfica, emprego do hífen, divisão silábica e translineação, o aumento do alfabeto e o emprego do apóstrofo.

Na segunda parte, são abordadas as formas duplas, que são as diversas opções criadas pelo Acordo para preservar na grafia as diferenças de pronúncia entre os países participantes, como as seqüências de consoantes, a conjugação dos verbos terminados em iar e a grafia de nomes próprios estrangeiros.

Para finalizar, o autor apresenta de forma clara e sistemática as Regras Completas, onde revisa as normas consolidadas da acentuação gráfica e do emprego do hífen, os dois campos mais afetados pela reforma resultante do Acordo. Em anexo, é apresentado o texto oficial completo do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovado em Lisboa, em 1990.

Sobre o autor

Paulo Flávio Ledur é licenciado em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e Mestre em Lingüística Aplicada pela PUCRS. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa na Escola Superior do Ministério Público, na Escola Superior da Magistratura, da Ajuris, na Escola de Gestão Pública da Famurs e na Justiça Federal, além de ser responsável por cursos e seminários destinados a profissionais liberais, executivos, servidores públicos, secretárias, ministrados em entidades de classe e organizações de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.

Sobre os lançamentos

Guia Prático da Nova Ortografia – As mudanças do Acordo Ortográfico Editora AGE, 96 páginas, R$ 20,00 será lançado no dia 08 de dezembro na Livrarias Catarinense em Florianópolis e no dia 9 na Livrarias Catarinenses em Blumenau, sempre às 19 horas. O autor irá conversar com o público e explicar algumas das principais mudanças ortográficas.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img