Florianópolis, 12 de julho de 2024

I Forum Municipal de Educação

spot_img

Abertas as inscrições para o Projeto Rally Panvision

A sexta edição da Maratona Cinematográfica realizada no Festival...

Aeroporto de Florianópolis conquista primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC

5ª edição do programa Aviação Sustentável premiou iniciativas capazes de...

CASAN melhora a rede de distribuição no Canto da Lagoa

O Canto da Lagoa é um dos lugares mais...

Compartilhe

Na próxima segunda-feira (10/11) será realizado o I Fórum Municipal de Educação que vai debater a implantação e a função social da Lei do Sistema Municipal de Ensino em Florianópolis. Sob a coordenação do Conselho Municipal de Educação (CME), o evento terá como local o Auditório do Conselho Regional de Contabilidade.

A primeira palestra, às 9h, será feita pelo presidente do CME, professor Lourival José Martins Filho, da UDESC. Ele vai abordar o tema “Lei do Sistema em Florianópolis: conhecer para intervir”. Às 9h30, o segundo palestrante será o professor Genuíno Bordignon, ligado à Universidade de Brasília, que falará a respeito da importância e impactos da Lei do Sistema no Brasil.

No período da tarde, com o tema “Lei do Sistema e Resoluções: cenários atuais e propostas” será feita uma mesa redonda. O Fórum conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O que é o sistema

O Sistema Municipal de Ensino é a organização legal de alguns setores que se articulam para a concretização da autonomia das cidades na área da educação. O sistema é composto por instituições públicas municipais de educação infantil e de ensino fundamental, instituições de educação infantil privada, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação.

Cada Sistema de Ensino atua em função das necessidades e dos objetivos específicos de sua região. Compete ao sistema baixar normas complementares às nacionais, autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos de ensino.

Em 2007, através da lei nº. 7508, o município de Florianópolis instituiu seu sistema próprio, optando pela autonomia do ensino municipal, adequando as estruturas legais às peculiaridades locais e consequentemente permitindo agilidade aos processos.

Serviço

O quê: I Fórum Municipal de Educação

Foco: Lei do Sistema Municipal de Ensino de Florianópolis

Quando: Dia 10/11, segunda-feira.

Horário: 8h30-17h

Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade

Endereço: Avenida Osvaldo Rodrigues Cabral, 1900, Centro.
Ao lado do Hotel Baía Norte