22.2 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

I Semana da Mobilidade tem palestras, feiras, workshop e parada de veículos elétricos

spot_img

I Semana da Mobilidade tem palestras, feiras, workshop e parada de veículos elétricos

spot_imgspot_img

Evento unifica atividades do 4º Mobisul e do Mundo Car VEX São José 2022, com início nesta terça-feira (29) e encerramento no sábado (30), na Grande Florianópolis

Florianópolis (SC) – A histórica ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, será a passarela de um encontro do passado com o presente e o futuro da tecnologia. Sobre ela ocorrerá uma inédita parada de veículos elétricos, no próximo dia 30 (sábado), no encerramento da I Semana da Mobilidade, que inicia nesta terça-feira (26) e é resultado da unificação de atividades do 4º Mobisul e do Mundo Car VEX São José 2022.

Devido a mudanças de datas, em função da pandemia de Covid-19, o 4º Mobisul e o Mundo Car VEX São José 2022 coincidiram no período de realização. Como ambos tratam de mobilidade, as duas organizações decidiram realizar ações conjuntas e criaram a I Semana da Mobilidade, que acontece de 26 a 30 de abril, em Florianópolis e São José. A união visa fortalecer a repercussão do tema na sociedade.

A principal atividade conjunta será a Parada da Mobilidade, no dia 30, a partir das 10h45. Uma carreata de veículos elétricos sairá do Iate Clube de Florianópolis até o MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping, atravessando a histórica ponte Hercílio Luz. Todos que tiverem carros elétricos ou convertidos estão convidados a participar.

4º MOBISUL

Com o tema “Os desafios e oportunidades da mobilidade sustentável”, o 4º Mobisul – Congresso Internacional de Mobilidade, acontece de 26 a 30 de abril, no centro de eventos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – campus Florianópolis-Continente, em Coqueiros. Totalmente gratuito, terá a presença de palestrantes nacionais e internacionais.

Em sua forma presencial, o 4º Mobisiul é limitado a 250 pessoas por dia. Será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação e o uso de máscara. Haverá ainda transmissão remota, ao vivo. Para ver a programação completa e fazer a inscrição no evento presencial, on-line e nos workshops, acesse bit.ly/mobisul2022. Todos receberão certificado de participação.

O Congresso terá plenárias, debates, 15 workshops e a 1ª Feira de Veículos Elétricos e Híbridos de SC. No dia 26, haverá a Câmara Smart Cities Fiesc, com o tema “Energia renovável e limpa: perspectivas para o futuro e projetos de energia solar”, além da inauguração da terceira maior usina solar do Estado em um único endereço, instalada no campus do IFSC Florianópolis-Continente, com 370 kW. Outra atração será o veículo elétrico Renault Zoe, utilizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, resultante de uma parceria com o IFSC, que inclui a instalação de um eletroposto na sede do Legislativo.

A programação internacional terá a participação de Gabriel B. Caselli Ostermann, da British Columbia (Canadá); Carlos F. da S. Ramos, do Instituto Superior de Engenharia (Porto/PT); José H. Querido Maia, do Instituto Politécnico de Setúbal/PT; Ismael Soto Gomes, da Universidade de Santiago do Chile; Luiz Fernando Oliveira, da Renault América; e Edgar M. Rodrigues, Gerente de Programa Mundo da Embraer/Eve Air Mobility, que produz aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical e infraestrutura de mobilidade aérea urbana.

Como resultado final será elaborada uma carta com sugestões para ações de mobilidade urbana, no âmbito dos poderes executivo e legislativo. “Há uma necessidade de regulamentação urgente das ações públicas, como a difusão dos fóruns de mobilidade urbana e a melhoria do Estatuto das Cidades, com ênfase na melhoria da qualidade e da eficiência dos deslocamentos por parte das populações”, explica um dos coordenadores do 4º Mobisul, André Ostermann.

O 4º Mobisul é uma realização do Sindepark/SC, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC (Fapesc), Instituto Federal de SC (IFSC) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de SC (Fecomércio). Apoio: Celesc Distribuição S/A, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, WEG, Federação das Indústrias de SC (FIESC), Eletric Mobility Laboratory (Emol), Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Inova Aluguel de Carros, Mundo Car VEX São José 2022, hotéis Majestic e Slaviero. Patrocínio Ouro: Zletric e Volvo. Patrocínio prata: Wecharge.

MUNDO CAR VEX SÃO JOSÉ 2022

Com foco na mobilidade, energia limpa e cidades inteligentes, o Mundo Car VEX São José 2022 vai de 28 a 30 de abril, no MC Eventos, junto ao Mundo Car Mais Shopping. Mais do que um salão, será um dos principais fóruns de discussão dos caminhos que a mobilidade elétrica seguirá no Brasil e no mundo. Cerca de 200 painelistas tratarão de questões relevantes como políticas públicas, novas tecnologias, tendências sobre a mobilidade sustentável e metas globais de implementação, com parte de seu conteúdo transmitido on-line para todo o país. Mais informações e inscrições: vexmobility.com.br

Em um formato moderno, a programação foi especialmente pensada para proporcionar experiências associadas a conteúdo, discussões e inovações. Para isso, envolverá algumas das maiores montadoras do mundo, companhias geradoras de energia, representantes do poder público, da sociedade e acadêmicos. Entre as atrações, destaca-se, por exemplo, a realização de test drive com carros, ônibus, patinetes, barcos e drones.

“A pandemia mudou muito nossa realidade, com novos modelos de trabalho e novas formas de interação, que por sua vez reforçaram a necessidade também de uma nova geração de veículos”, avaliou Adriano Rufino Moura, CEO da agência ideia5, realizadora do Mundo Car VEX São José 2022. “As pessoas querem poluir menos, melhorar sua forma de consumo e estão ávidas por novidades. E o VEX é diferenciado exatamente por trazer informação atualizada, debates com especialistas nacionais e internacionais, além de experiências concretas com esse novo mundo, tudo em um só evento, realizado em um estado que é considerado um dos mais importantes mercados no país”, completou.

Rotas Temáticas:

Veículos levíssimos, leves e pesados.
Baterias, componentes e matérias-primas.
Infraestrutura e tecnologias de carregamento e integração com o ambiente urbano.
Regulamentos, leis, políticas de incentivo.
Energia elétrica (geração e distribuição).
Conectividade e integração tecnológica entre veículos, usuários e sistemas.

O Mundo Car VEX São José 2022 é um evento apresentado pelo Mundo Car Mais Shopping, realizado pela agência ideia5 de São Paulo, com apoio da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA), Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), Associação Internacional de Administradores de Frotas e Mobilidade (AIAFA), Aliança Bike, Supermercados Imperatriz, Grupo Mundial Mix, LEMOB, Instituto Brasileiro de Eletromobiliade (Ibemob), Rádio Magia 107.3 FM e 4º Mobisul.

NÚMEROS

Na próxima década a mobilidade urbana será sustentável. A tendência é apontada pelo estudo Mobility Futures 2021: the next normal, realizado pela empresa Kantar, do Reino Unido, que analisou projetos que privilegiam os transportes mais inteligentes e ecológicos em 31 metrópoles em todo o mundo.

Os carros elétricos devem dividir o mercado com modelos a combustão e híbridos até 2030. A projeção é feita pela Agência Internacional de Energia.

NO MUNDO

Até 2030:

145 milhões de veículos elétricos estão circulando pelo mundo (Canaltech)
As maiores montadoras não fabricarão mais carros à combustão.
30 milhões de pontos de recarga pelo mundo (InsideEVS).
R$ 820 bilhões serão gastos anualmente apenas com infraestrutura de recarga.

NO BRASIL

O país terá 100 mil carros movidos a energia elétrica até o final deste ano, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com pesquisa do Instituto Big Data, mais de 70% dos brasileiros consideram comprar um carro elétrico como próxima compra de veículo.
Entre janeiro de 2021 e janeiro de 2022, houve aumento de 93% no número de emplacamentos de carros elétricos.

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img