18.7 C
fpolis
terça-feira, julho 5, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

 Igreja do Ribeirão da Ilha tem concerto gratuito de violoncelo nesta quinta-feira

 Igreja do Ribeirão da Ilha tem concerto gratuito de violoncelo nesta quinta-feira

spot_imgspot_img

Apresentação é de um catarinense que vive e dá aula em Stuttgart (Alemanha)

Nesta quinta-feira (9), às 20h, o violoncelista catarinense Anderson Fiorelli irá apresentar o concerto “Violoncello Scordato” na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. O concerto terá obras para violoncelo solo dos compositores Johann Sebastian Bach, Domenico Gabrielli e Giovanni Battista Vitali e conta com o patrocínio do Instituto Goethe da Alemanha.

O violoncelista barroco e professor da Universidade de Música e Artes Cênicas de Stuttgart, utilizará uma cópia de um violoncelo de David Techler feito pelo luthier italiano Pierre Bohr. O concerto será comentado e o Anderson fará breves explicações histórico-musicais sobre as peças e o instrumento utilizado.

Com  produção de Maria Elita Pereira, a entrada do concerto é gratuita. 

SOBRE O ARTISTA 

O violoncelista videirense Anderson Fiorelli reside atualmente em Munique, na Alemanha, e leciona violoncelo barroco na Universidade de Música e Artes Cênicas de Stuttgart e violoncelo na Escola de Música de Starnberg. Além disso, mantém uma intensa atividade de concertos na Europa junto a renomados grupos como o Ensemble Turicum, Capella Sollertia, Concerto München, Ensemble Explorations e B’Rock Orchestra. Como solista, Anderson já se apresentou à frente de orquestras como o Concerto München, Schwetzinger Hofmusik-Akademie, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e Camerata Florianópolis.

Anderson se apresenta regularmente em diversos países e em importantes festivais como o “Bach in Combrailles” (França), o “Klara Festival” (Bélgica) e o Festival “Esto ès Mozart” (México) e em conhecidas salas como o Concertgebouw de Amsterdã, a Tonhalle de Zurique, o Teatro do Castelo de Schwetzingen, o Bozar de Bruxelas e o Teatro Cuvilliés de Munique.

É mestre em práticas interpretativas historicamente informadas (classe de Kristin von der Goltz) e em Música de Câmara – Piano Trio (classe Wen Sinn Yan e Friedemann Berger), ambos concluídos na Universidade de Música e Teatro de Munique. Ele obteve o seu título de bacharel na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (classe de Maria Alice Brandão) e seu diploma de concertista na Universidade de Artes de Zurique (classe de Roel Dieltiens). Durante seus estudos frequentou cursos de aperfeiçoamento com Gaetano Nasillo, Gautier Capuçon, Johannes Moser, Alexander Rudin e Anner Bylsma.

PROGRAMA

Violoncello Scordato

Anderson Fiorelli – Violoncelo barroco

______

Giovanni Battista Vitali (1632 – 1692)

Toccata per il Violone_______

Domenico Gabrielli (1651 – 1690)

Ricercar nr. 5 para violoncelo solo________

Johann Sebastian Bach (1675 – 1750)

Suite Nr. 5 em Dó menor para violoncelo solo – BWV 1011

Prélude – Allemande – Courante_________

Domenico Gabrielli

Ricercar nr. 1 para violoncelo solo

Ricercar nr. 6 para violoncelo solo__________

Johann Sebastian Bach

Suite Nr. 5 em Dó menor para violoncelo solo – BWV 1011

Sarabande – Gavotte I & II – Gigue__________

Johann Sebastian Bach

Suite Nr. 1 em Sol maior para violoncelo solo – BWV 1008

Prélude – Sarabande – Gigue

SERVIÇO

O QUE? Concerto “Violoncello Scordato”, do violoncelista catarinense Anderson Fiorelli

QUANDO? Quinta-feira (9), às 20h

ONDE? Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha, em Florianópolis

VALOR? Gratuito 

Foto divulgação 

editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img