18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Imigrantes haitianos e senegaleses começam a deixar Florianópolis

spot_img

Imigrantes haitianos e senegaleses começam a deixar Florianópolis

spot_imgspot_img

Quatorze dos 43 imigrantes que estavam instalados no ginásio Capoeirão, na região continental de Florianópolis, partiram na tarde desta segunda-feira, 25, em direção ao Rio Grande do Sul. O grupo, composto por senegaleses, se juntará a amigos ou familiares que já residem nas cidades gaúchas de Passo Fundo, Caxias do Sul e Porto Alegre. A equipe montada pela Prefeitura para receber e orientar os recém-chegados informou que, dos 14 que estão a caminho do estado gaúcho, apenas dois senegaleses vão sem referência de conhecidos. As informações são da Secretaria de Comunicação do Executivo Municipal. 

 Os imigrantes que estavam no Acre já foram registrados e receberam acompanhamento médico, além de estrutura onde puderam dormir e se alimentar. Todos possuem passaporte e passaram pela fiscalização da Polícia Federal.

No total, 25 senegaleses e 18 haitianos foram abrigados no Capoeirão, sendo que a grande maioria pretende não permanecer na Capital. Entre as 14 pessoas que têm o Rio Grande do Sul como destino, a maioria preferiu arcar com a própria passagem. Os imigrantes sem condições de pagar tiveram ajuda da Prefeitura para receber as passagens de ônibus.

 Além do direcionamento proporcionado pelas Secretarias Municipal e Estadual de Assistência Social em relação ao transporte, os imigrantes também receberam acompanhamento médico, com exames e vacinas como a Tríplice Viral, além de doses contra o tétano, gripe, hepatite B e febre amarela. As doses foram aplicadas por uma equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado.  Duas pessoas foram hospitalizadas ao chegar e estão sendo submetidas a exames.

 Três mulheres estavam junto ao grupo, sendo que duas delas estão recebendo acompanhamento médico. Uma delas foi encaminhada ao Hospital Nereu Ramos por causa de febre e a outra foi fazer uma consulta no dentista.

 O Sine (Sistema Nacional de Emprego) e o IGEOF (Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis) também mandaram representantes para orientar a todos na questão da busca por empregos. De acordo com o Sine, a maioria dos imigrantes que pretende ficar em Santa Catarina procura ir para cidades onde existem grandes empresas que necessitem de mão de obra, como Criciúma, Chapecó, Blumenau e Jaraguá do Sul. 

 Está prevista a chegada de mais um ônibus com imigrantes para esta madrugada, mas o número de passageiros ainda não foi confirmado. A equipe encarregada de receber os haitianos e senegaleses continuará no local, para orientar e auxiliar o novo grupo que está para chegar.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img