Florianópolis, 18 de julho de 2024

Inicia a série musical "Florianópolis em Canto e Piano"

spot_img

Compartilhe

Lei Municipal de Incentivo à Cultura viabiliza projeto musical.

O Duo “Dietrich de Carli”, formado pelo tenor Fernando de Carli e o pianista Alexandre Dietrich, inicia a série musical “Florianópolis Em Canto e Piano”. O projeto contempla cinco recitais em diferentes pontos da cidade, com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e apoio da UNIMED Grande Florianópolis. A primeira apresentação será nesta quarta-feira (3/06), no Teatro Álvaro de Carvalho, às 20h, com entrada franca.

Durante o mês serão realizados quatro espetáculos noturnos e um recital didático diurno para crianças e jovens, com o objetivo de formar platéia e incentivar futuros apreciadores da arte musical. Com produção cultural de Lourcley Silvestre, o projeto visa democratizar a música erudita, através de recitais com acesso gratuito e do incentivo à participação de estudantes de escolas públicas e privadas de Florianópolis nesses eventos.

Os concertos incluem composições de músicos europeus como o austríaco Franz Schubert e o alemão Christoph Von Gluk, mas também dão destaque a compositores brasileiros, através da interpretação de obras de Carlos Gomes, Jayme Ovalle, Chiquinha Gonzaga e Claudio Santoro. No programa, consta ainda a famosa “Granada – Fantasia Espanhola” de Agostin Lara.

Formado em 2004, o Duo realizou diversos recitais em teatros de Santa Catarina e participou do Projeto Nacional Música no Museu. Em 2006, foi premiado no Concurso Latino Americano Rosa Mística de Curitiba, obtendo o primeiro lugar na categoria Música de Câmara. Em 2008, realizou a turnê Canções pelo Sul do País, passando pelas cidades de Itajaí, Florianópolis, Concórdia e Criciúma, além de Curitiba e Porto Alegre. Em 2009, Carli e Dietrich fizeram dois recitais nos EUA, no Edge Hall, na cidade de Athens, na Geórgia, e no Talmadge Recital Hall em Roanoke, no estado da Virgínia.

Recital “Florianópolis Em Canto e Piano” – agenda de apresentações:

Quarta-feira (3/06) – 20h
Teatro Álvaro de Carvalho
Rua Marechal Guilherme, 26 – Centro
Entrada franca
Produção: Lourcley Silvestre

Quinta-feira (18/06) – 20h
Auditório do Depto. de Música CEART- UDESC
Rua Madre Benvenuta, 1907 – Itacorubi
Entrada franca

Quinta-feira (25/06) – 20h
OPUS Espaço Cultural
Rua Coronel Melo Alvim, 69 – Centro
Entrada franca

Segunda-feira (29/06) – 14h e 19h
Auditório da Biblioteca Barreiros Filho
Rua João Evangelista da Costa, 1160 – Estreito
Entrada franca

Sobre Alexandre Dietrich

Formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC com o título de Bacharel em Música – Piano, Dietrich participou em 2003 do “Atelier pianístico” realizado em Bordeaux – França, a convite da renomada pianista internacional Cristina Ortiz. Em 2007, o pianista realizou uma turnê pela Europa, contemplando as cidades de Paris, Madri, Lisboa, Bruxelas e Bélgica.

Alexandre gravou ao piano para a Rádio MEC no Rio de Janeiro, em 2008, apresentando obras de Camargo Guarnieri, Villa Lobos e Aldo krieger. Em maio do mesmo ano retornou ao Rio de Janeiro para uma apresentação de piano solo no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em 2009, Alexandre Dietrich realizará nova turnê internacional, desta vez para o Japão, onde estão programadas quatro apresentações de piano solo.

Sobre Fernando De Carli

Tenor catarinense, formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC, Fernando De Carli apresentou-se com o coral da UDESC em vários musicais. Participou nas montagens “Highights” do “Fantasma da Ópera” e “West Side History”, além de integrar óperas completas montadas pela Pró-Música de Florianópolis, sob regência de Jeferson della Roca, junto a Camerata Florianópolis.

De Carli tem atuado como solista convidado junto a grupos culturais expressivos de Florianópolis e Santa Catarina, entre eles a Camerata Florianópolis, Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, Associação Coral de Florianópolis e Grupo Allegro Vivacce. Atualmente é regente titular da Associação Coral do Hospital Florianópolis, preparador vocal do Coral Jovem da IASD de Florianópolis, integrante, preparador vocal e assistente de regência do grupo Polyphonia Khoros, sob direção da Maestrina Mércia Ferreira.