21.8 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Instituto de Florianópolis faz mobilização para Hora do Planeta

spot_img

Instituto de Florianópolis faz mobilização para Hora do Planeta

spot_imgspot_img

Instituto Voluntários em Ação aderiu à Hora do Planeta e estimula a participação da capital catarinense nesse movimento global.

Em 2000, Florianópolis foi eleita, pela Organização das Nações Unidas (ONU), a capital brasileira com melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ao todo, contando as porções insular e continental, a cidade catarinense tem cerca de cem praias em seus domínios, número mais do que suficiente para fazer dela um dos principais pontos turísticos do país.

Não é só de belezas naturais, no entanto, que vive a “Ilha da Magia” – como é carinhosamente conhecida a terra que ofereceu ao Brasil Gustavo Kuerten, um dos maiores esportistas da história do país e tri-campeão de Roland Garros. É lá também onde fica a sede do Instituto Voluntários em Ação (IVA), centro apoiado pela United Nations Volunteers, da ONU, e que tem funcionários não-remunerados espalhados por todo o estado. Eles, geralmente, são jovens, muito bem qualificados, empregados e usam a internet como principal fonte de informação.

Quem tem pouco tempo livre também pode participar do programa. Isto acontece porque, desde 2008, foi lançado o Portal Voluntários On-Line. Portanto, qualquer pessoa do mundo tem a chance de entrar ativamente no projeto, seja revisando ou traduzindo textos, criando material gráfico, planejamento financeiro e assim por diante. Na última semana, o IVA decidiu se aproximar do WWF-Brasil e aderiu à Hora do Planeta – movimento organizado em Sidney, 2007, que visa chamar a atenção de políticos, empresas e sociedade civil sobre a importância de combater o aquecimento global.

O alvo final da adesão é informar aos públicos do Instituto o escopo da mobilização e fazê-los passarem a mensagem para suas redes de contato. Entre os caminhos escolhidos para atingir o objetivo, estão a ampla divulgação e cobertura do evento em todos os canais de comunicação do centro de voluntariado, além de trabalho com multiplicadores e formadores de opinião.

Em breve, a página inicial do IVA na internet abrigará um banner da Hora do Planeta, e duas vagas (uma de divulgador online da HP e outra de pesquisador de ações regionais do evento) de voluntariado serão abertas. O movimento também será divulgado na newsletter oficial do grupo e, diariamente, em espaços destinados para a seção de notícias. Um e-mail marketing sobre os 60 minutos às escuras chegará às caixas de mensagens de 20 mil pessoas e 400 organizações não-governamentais.

Por fim, todas as mídias sociais do Instituto ganharão informações completas, links e muitas imagens sobre a Hora do Planeta. Aqui, em território nacional, o movimento também defende o desmatamento zero e a conservação de ambientes terrestres e aquáticos, como forma de manter o equilíbrio ecológico, proteger as águas e nascentes e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

Mais sobre o Instituto Voluntários em Ação: www.voluntariosemacao.org.br

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img