21.5 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

Qualidade da internet banda larga e 3G de Florianópolis será avaliada nesta terça-feira

spot_img

Qualidade da internet banda larga e 3G de Florianópolis será avaliada nesta terça-feira

spot_imgspot_img

Um carro laboratório da Expedição WDC Abranet, projeto que vai traçar uma radiografia da internet banda larga brasileira, vai rodar a cidade de Florianópolis nesta terça-feira, 20, para identificar a qualidade da internet na região, tanto banda larga como 3G.

A expedição teve início em outubro do ano passado na região Centro-Oeste e agora dá início ao novo trecho de visitas e pesquisa nas cidades da região Sul do Brasil.

No total, serão percorridos 25 mil km para visitar 100 cidades em todas as regiões do país, umas que serão beneficiadas com a implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) através da Telebrás, e outras que são as cidades que mais crescem no país.

Conheça os equipamentos do carro laboratório

Sistema de CFTV-IP – A pick-up está equipada com 4 câmeras Sony de alta definição (HD) com visão panorâmica da área externa frontal, traseira e interior da cabine e 1 (com visão de Piloto e co-piloto) com suporte ao protocolo SIP da Grandstream, sendo possível comunicação bi-direcional de áudio. O Servidor é apropriado para veículo (vibração) com software de gerenciamento NUUO, que possibilita a gravação da imagem e áudio das câmeras.

Sistema de análise de espectro – A Pick-up está equipada com 2 rádios que farão anáise de espectro. Com esses rádios é possível identificar sinais de rede, criando um índice de quantos provedores atuam nas cidades e qual a qualidade dos sinais disponíveis.

Rede local – O carro está equipado com uma rede local gerenciada por uma RB-493G Mikrotik, interligando todos os dispositivos, desde o sistema de CFTV-IP passando pelos rádios de analise de Espectro ao sistema de wi-fi.

Acesso a internet A rede local conta com um roteador capaz de prover acesso a internet via 3G, dessa forma, toda a rede terá acesso a internet, inclusive disponibilizada através de wi-fi para seus ocupantes.

Análise de 3G – com a disponibilidade de um roteador com suporte a 3G, será feita análise de sinal 3G das principais operadoras do Brasil (Vivo, Claro, Tim e OI).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img