23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Jardim Botânico de Florianópolis será aberto ainda esse ano

spot_img

Jardim Botânico de Florianópolis será aberto ainda esse ano

spot_imgspot_img

O Jardim Botânico de Florianópolis será aberto ao público ainda esse ano. A garantia é do deputado Cesar Souza Junior que comandou nesta quinta-feira, dia 2, a reunião que apresentou o cronograma de atividades do parque. A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnologia de Santa Catarina (Fapesc) vai abrir dentro de 30 dias um processo de licitação para a criação do Plano Diretor de Ocupação do parque. Esse projeto é que vai permitir a exploração da área. “Nós iremos aguardar agora esse processo de licitação para em seguida dar início à ocupação do parque. Trilhas serão construídas brevemente para que a população possa usufruir o parque, provavelmente no segundo semestre”, afirmou o parlamentar.

No evento desta quinta-feira, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, ficou definido que a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FATMA) vai injetar cerce de 1,3 milhão de reais no jardim botânico através de recursos de compensação ambiental. Essa verba é oriunda do pagamento de infrações cometidas por empreendimentos e pode ser investida no parque, conforme afirmou o presidente da Fatma, Murilo Flores. A Fapesc também doou cerca de 500 mil reais para as obras do complexo.

NOVAS ÁREAS DO COMPLEXO JARDIM BOTÂNICO

A luta pelo primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina começou em 2007 quando o deputado Cesar Souza Junior lutou contra a venda do terreno no Bairro Itacorubi, incentivando a criação da Frente Popular Pró-Jardim Botânico. Em 2008, as parcerias aumentaram em prol do projeto e as áreas da Cidade das Abelhas, no bairro Saco Grande, e do Sapiens Parque, no Norte da Ilha, foram incorporadas ao contexto do Jardim Botânico de Florianópolis, sob gestão da Fatma. Além disso, a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) cedeu uma área equivalente a 5 hectares, aumentando a área total do parque de 22 para 27 hectares. “É muito importante ver esse interesse pelo projeto, que acabou ganhando novos parceiros. O Jardim Botânico será mais amplo, incluindo a manutenção da Cidade das Abelhas e a preservação da área verde do Sapiens Parque, no Norte da Ilha”, destacou o deputado.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img