13.9 C
fpolis
quinta-feira, maio 19, 2022
Cinesystem Villa Romana Shopping

Jornais do interior de diferentes estados brasileiros participam de encontro em Florianópolis

spot_img

Jornais do interior de diferentes estados brasileiros participam de encontro em Florianópolis

spot_imgspot_img

A Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina – Adjori/SC, entidade que congrega 150 publicações filiadas, promove, de 17 a 19 de junho, no Costão do Santinho Resort, em Florianópolis, seu 39º Congresso Estadual e Encontro Nacional de Jornais Locais. O evento vai reunir cerca de 500 proprietários, diretores e colaboradores de jornais associados às Adjoris de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, que formam a Adjori Brasil, além de jornais convidados, filiados à ADI (Associação dos Diários do Interior). Com uma pauta voltada à formação e ao aprimoramento das equipes dos veículos de comunicação, o evento contará com palestras de especialistas da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Como parte da programação, serão conhecidos os vencedores da 12ª edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo – Troféu Pena de Ouro que, este ano, recebeu a inscrição de 430 trabalhos e contou com também com a participação de dois profissionais da Agência de Comunicação da UFSC, Moacir Loth e Paulo Clóvis Schmitz, na comissão julgadora.

Cerca de 50 jornais de diferentes regiões de Santa Catarina disputam premiação nas categorias de Jornalismo, Publicidade e Site. Vinte produções acadêmicas também estão concorrendo. Mais de 60 profissionais, especialistas em suas respectivas áreas de atuação, integram a comissão julgadora. Na solenidade de premiação, na noite de 18 de junho, serão entregues 30 troféus, dentre eles o troféu Pena de Ouro de Jornalismo e o Pena de Ouro da Publicidade, conferido aos jornais que somaram a maior pontuação, considerando todos os quesitos de suas respectivas categorias.

Como ocorre em todos os anos, a solenidade de premiação da 12 edição do Prêmio Adjori/SC de Jornalismo – Troféu Pena de Ouro – o maior concurso jornalístico de Santa Catarina – tem presença confirmada de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, além de personalidades do meio acadêmico e publicitário.

Tendo como tema central a re(i)novação dos jornais do interior, o evento terá palestra de abertura, na sexta-feira, 17, a cargo de Álvaro Novaes (ESPM-São Paulo), que abordará “Tendências em Comunicação”. No sábado, temas palpitantes como Posicionamento de Marketing para Empresas de Comunicação; Vendas e Relacionamento – uma questão de sobrevivência dos jornais de pequeno porte; Liderança e Gestão de Equipes de Sucesso; Gestão de Negócios em Pequenas e Médias Empresas serão comandados por estrelas de primeira grandeza da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Em circuito paralelo, dois assuntos chamam atenção: O Papel do Novo Jornalista e As Novas Mídias no Mundo Digital, também conduzidos por professores da ESPM-Sul.

Outra atração do encontro são as clínicas de softwares de Produção Editorial, Comercial e de Circulação, além de software de gerenciamento de conteúdo. Durante todo o sábado, a equipe da Suita Sistemas – fornecedora dos referidos softwares – fará atendimento individualizado aos jornais participantes.

Na manhã de domingo haverá assinatura da ata que formaliza a criação da Adjori Brasil, integrada pelas Associações dos Jornais do Interior dos Sstados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Na sequência, mesa redonda com os presidentes dessas entidades, vai destacar as iniciativas de cada uma das Adjoris e os projetos comuns, em prol do fortalecimento da imprensa do interior.

O painel “Investimentos em mídia pelos governos federal e estadual – Critérios, Planejamento e Projeções” terá a participação da Secretária de Comunicação da Presidência da República, Yole Maria de Mendonça, e do Secretário de Comunicação do Estado de Santa Catarina, Derly Massaud de Anunciação. O presidente do IVC (Instituto de Verificação de Circulação), Pedro Silva, vai abordar os princípios que norteiam o IVC e a disposição do Instituto de estender sua atuação a empresas jornalísticas de médio e pequeno porte.

Dois jornais associados à Adjori/SC apresentarão cases de sucesso: um deles relacionado à exploração de rede sociais e o outro à evolução de vendas e mudança de periodicidade. Os cases serão comentados pelos professores da ESPM.

spot_img