20.1 C
fpolis
sábado, maio 4, 2024
Cinesystem

Jurerê Jazz Festival foi prestigiado por mais de 50 mil pessoas

spot_img

Jurerê Jazz Festival foi prestigiado por mais de 50 mil pessoas

spot_imgspot_img

O Jurerê Jazz Festival 2015  contabilizou uma plateia de mais de 50 mil espectadores, que prestigiaram as 48 apresentações que ocorreram de 29 de abril a 18 de maio em teatros e espaços públicos de Florianópolis na 5ª edição do evento. Os números foram divulgados nesta segunda-feira, 8, pela organização do vento. 

 Foram 185 músicos, sendo 91 de Santa Catarina, englobando nove países representados: Brasil, Israel, Estados Unidos, França, Argentina, Cuba, Itália, Suécia e Espanha. A produção contou com cerca de 60 pessoas: além da equipe direta do festival, técnicos dos teatros, tour managers, engenheiros de som e de luz e seguranças. O investimento total foi de cerca de R$ 700 mil, viabilizados através de 18 patrocinadores e apoiadores, com recursos próprios e a venda de ingressos.

A programação da 5ª edição do Jurerê Jazz Festival teve grandes nomes da música nacional e internacional. Entre os destaques, a cantora -americana de jazz Madeleine Peyroux, os cubanos da Orquestra Buena Vista Social Club, o guitarrista sueco Ulf Wakenius, além das bandas brasileiras Azymuth e Blues Etílicos, do trombonista Raul de Souza, Jorginho do Trompete e o multi-instrumentista Egberto Gismonti, que se apresentou acompanhado da talentosa Orquestra à Base de Sopro de Curitiba.

O palco principal do Jurerê Jazz Festival foi Jurerê Internacional, com apresentações no Jurerê Open Shopping e no Il Campanario Villaggio Resort. Foram nestes dois espaços que aconteceu a maioria dos shows gratuitos, atraindo um amplo público de todas as idades interessado em música de qualidade.

Nas quintas-feiras durante o festival, o Il Campanario foi a sede das jam sessions. Nesses dias, os músicos do evento se apresentaram livremente, deram uma canja de seus trabalhos, tocaram em parceria com diversos músicos, num verdadeiro show de talentos. No dia 17 de maio, durante o show “Luiz Gustavo Zago convida Walmir Gil”, o público presente foi surpreendido pela participação de alguns músicos da orquestra Buena Vista Social Club, que estavam hospedados no hotel, com destaque para Barbarito Torres, que tocou seu alaúde eximiamente, e o pianista Rolando Luna.

No Jurerê Open Shopping os shows aconteceram nas sextas, sábados e domingos do festival. Foram 17 apresentações, com destaque para bandas locais, mas incluindo grandes músicos nacionais – Jorginho do Trompete e Blues Etílicos –, além do guitarrista sueco Ulf Wakenius. Todos os shows foram bastante prestigiados.

Desde a sua primeira edição, em 2011, o Jurerê Jazz Festival vem abrindo espaço para músicos de Santa Catarina, valorizando a produção local. A programação da 5ª edição contou com diversas apresentações de artistas catarinenses (naturais do Estado ou que vivem em SC). Foram shows no Jurerê Open Shopping, The Black Swan (Lagoa da Conceição), Il Campanario Villaggio Resort e Teatro Álvaro de Carvalho.

Entre as bandas e músicos catarinenses que foram atração do festival deste ano estão: Rivo Trio, Brass Grove Brasil, Felipe Coelho, Mauro Albert, Leandro Fortes, Metal Brasil, Cristiano Ferreira, Otávio Marcolla, Floripa Jazz Combo, Moods, Luiz Gustavo Zago, Tiê Pereira, Gian Tomasi, Cássio Moura, Arnou de Melo, Mauro Borghezan, Carlos Ribeiro Jr., Paulo David Garcia, Richard Montano, entre outros.

 O Festival em 2016

 A 6ª edição do Jurerê Jazz Festival já tem data para acontecer: de 28 de abril a 15 de maio de 2016. Entre as atrações confirmadas estão Carlos Malta e Pife Muderno, Gabriel Grossi, Claudio Sander e Thiago Espírito Santo.

Mais shows em 2015

Além do festival, o Jurerê Jazz mantém uma programação permanente de shows ao longo do ano. O próximo está agendado para sábado (6 de junho), no Jurerê Open Shopping, com Otávio Marcolla convida Cristiano Ferreira, a partir das 17h. O evento é gratuito.

No dia 4 de julho acontece o show de Lenine no P12, em Jurerê Internacional.

É um festival de música que acontece uma vez por ano em Florianópolis, integrando a programação permanente do Jurerê Jazz. Entre seus principais objetivos estão: aumentar a oferta de produtos culturais/shows na cidade, aproveitando a vinda de artistas internacionais ao Brasil; dar visibilidade para os artistas/grupos locais; democratizar o acesso à música através das apresentações gratuitas; e atrair e fomentar o turismo cultural.

O Jurerê Jazz Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Jurerê Internacional, patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Tractebel Energia e Komport Comercial Importadora. Tem ainda o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio cultural do Hospital Baía Sul, Clínica Imagem, Pixeon, Coris Medicina Avançada, Laboratório Santa Luzia, Localiza Aluguel de Carros, Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte e Fundação Catarinense de Cultura. A promoção é da Rádio Itapema FM e o media partner 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img