23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Laboratório Santa Luzia oferece vacina de gripe a partir de hoje

spot_img

Laboratório Santa Luzia oferece vacina de gripe a partir de hoje

spot_imgspot_img

População protegida contra a influenza resulta em redução de infecções respiratórias na comunidade e contribui ainda para diminuir a eventual confusão dos sintomas da gripe com os de infecção por coronavírus

O Laboratório Santa Luzia que atua em Santa Catarina há mais de 45 anos, antecipa a campanha de vacinação contra a gripe influenza para hoje, segunda-feira, 16/3. O Santa Luzia faz parte da Dasa, líder brasileira em medicina diagnóstica e maior empresa do setor na América Latina. Estará disponível a dose quadrivalente da vacina que protege contra quatro tipos de vírus: H1N1, H3N2, influenza do tipo B Victoria e do tipo B Yamagata. A iniciativa segue a ação do Ministério da Saúde que também antecipará a Campanha Nacional de 2020, e disponibiliza as primeiras doses a partir de 23 de março. Segundo a médica patologista clínica, diretora técnica do Laboratório Santa Luzia, Annelise Wengerkievicz Lopes, apesar de toda visibilidade dada à infecção pelo coronavírus, a infecção pelo vírus influenza representa anualmente um desafio para os serviços de saúde, resultando em mortalidade principalmente em populações de risco. “A vacinação de toda a população poderá contribuir com o menor número de pacientes com doença grave buscando serviços de saúde, que poderão estar sobrecarregados devido à pandemia”, explica a médica.

As 130 mil doses da vacina estarão disponíveis em 15 laboratórios que integram a Dasa, totalizando 71 unidades em todo o Brasil. Vale lembrar, ainda, que em 2019 a infecção pelo H1N1 provocou 796 mortes no Brasil. Na Grande Florianópolis serão cerca de 5 mil doses disponibilizadas pelo Santa Luzia. “Antecipamos a campanha porque a vacina deixa o sistema imunológico protegido contra cepas do vírus influenza, que é muito mais comum que o coronavírus”, explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

Após a Organização Mundial da Saúde declarar ontem, 12, estado de pandemia, toda iniciativa que contribua para proteger a população é prioridade. “A vacina influenza não diminui o risco de contágio pelo novo coronavírus, apenas protege o paciente de desenvolver outras doenças respiratórias. Como consequência, pode diminuir também a possibilidade de confundir sintomas de gripe como os de infecção por coronavírus”, reforça Gustavo Campana, diretor médico da Dasa.  

Eficácia da dose: A OMS monitora constantemente as cepas do vírus influenza em circulação e atualiza a vacina para as mutações que o vírus sofre ao circular ao redor do mundo. A versão 2020 da vacina quadrivalente é atualizada, daí a importância que, principalmente, o público-alvo prioritário seja vacinado. Esse ano o Ministério incluiu no grupo de risco adultos a partir de 55 anos, além dos já conhecidos: gestantes, puérperas, crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Quem deve tomar a vacina da gripe?
Em função da epidemia, toda a população deve tomar a vacina da influenza. Prioritariamente tomam os grupos de risco:
• Idosos com mais de 60 anos
• Adultos com 55 a 59 anos
• Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
• Gestantes
• Puérperas que deram à luz nos últimos 45 dias
• Trabalhadores da área de saúde
• Professores de escolas públicas e privadas
• Povos indígenas
• Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas (veja mais abaixo)
• Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas
• População privada de liberdade
• Funcionários do sistema prisional
• Profissionais de forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros, por exemplo)

Serviço
Unidades do Laboratório Santa Luzia que terão vacina da gripe
Matriz – Centro – Rua Dom Joaquim, 660
Estreito – Rua Manoel de Oliveira Ramos, 147, loja 01, Estreito

Sobre o Laboratório Santa Luzia

O Laboratório Santa Luzia, centro diagnóstico que integra a Dasa, atua na área de medicina diagnóstica e preventiva em Santa Catarina há mais de 45 anos. Referência entre os mais avançados laboratórios de patologia clínica do Brasil. Oferece mais de 2 mil exames, cerca de 20 tipos de vacinas e uma estrutura completa com mais de 30 unidades de atendimento (incluindo clínicas e hospitais) distribuídas pela Grande Florianópolis. Em 2017, a Dasa, maior empresa de medicina diagnóstica da América Latina, passou a fazer parte da sociedade do laboratório, junto com a família Zunino, que permanece à frente da empresa. Para mais informações acesse: sluzia.com.br.

A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina – atua no Brasil Argentina e Uruguai – e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 25 mil colaboradores e 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país.

 

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img