20.4 C
fpolis
quinta-feira, junho 20, 2024
Cinesystem

LHS visita Semana do Meio Ambiente

spot_img

LHS visita Semana do Meio Ambiente

spot_imgspot_img

O Governador Luiz Henrique da Silveira prestigia o evento promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, a partir das 11h30, em Florianópolis. A Fatma promove, desde terça-feira (2), uma série de atividades gratuitas voltadas, principalmente, ao público infantil, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5)

Desde a última terça-feira (2), o Largo da Alfândega é o ponto de encontro das crianças de escolas públicas de Florianópolis para divertidas atividades. Até o dia 5, elas têm a oportunidade de aprender educação ambiental e a importância da conservação do meio ambiente, de uma forma lúdica e diferenciada. Nesse período, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) realiza a Semana do Meio Ambiente, com uma série de atrações que formam um inédito circuito, composto pelo Túnel da Ecologia, um túnel inflável de 15 metros de extensão, com totens interativos e exposição de painéis com imagens e informações das espécies, e por oficinas de reciclagem, que explicarão aos visitantes o processo pelo qual o papel reciclado passa. Nesta quarta-feira (3), o Governador Luiz Henrique da Silveira prestigia o evento a partir das 11h30.

Para o presidente da entidade, Murilo Flores, a Semana do Meio Ambiente é de extrema importância não só para aproximação da Fatma com o cidadão catarinense, como também para alcançar uma das principais metas da fundação: a educação ambiental. “Serão quatro dias de atividades simultâneas e interativas para transmitir os benefícios da preservação para, principalmente, o público infantil. Esse também é mais um passo que a Fatma dá para se transformar em um órgão de excelência para ajudar a construir o desenvolvimento sustentável”, explica Flores.

Com 15 metros de extensão e 2,5 de altura, o Túnel da Ecologia é o ponto de partida do circuito da Semana do Meio Ambiente. Nele, os visitantes poderão conhecer alguns dos principais exemplos que compõem a fauna e flora catarinenses por meio de totens interativos e exposição de painéis com imagens e informações das espécies. O túnel tem ainda o som ambiente simulando o canto dos pássaros catarinenses, que dão ainda mais charme à atração. Também são divulgadas as Unidades de Conservação do Estado – sete parques e três reservas biológicas, onde a Fatma deve criar áreas de lazer e de educação ambiental, além de fomentar estudos e pesquisas.

Depois da “aventura”, as crianças participam de oficinas artísticas sobre reciclagem, reforçando a importância da preservação dos recursos naturais. Durante 30 minutos, a artista e educadora, Indian Hoewell, irá ensinar às crianças as etapas da produção do papel reciclado. Após a teoria, a prática vem com uma montagem coletiva de uma árvore feita inteiramente de papel reciclado.

Para enfatizar ainda mais a necessidade da conscientização ambiental, a Polícia Militar Ambiental de Florianópolis e a Eletrosul também participam da Semana do Meio Ambiente e vão expor, respectivamente, instrumentos de trabalho e uma maquete da Casa Eficiente. As crianças irão conhecer algumas unidades móveis da Polícia Ambiental – duas viaturas e um barco -, e receberão explicações dos oficiais sobre o trabalho e a importância da corporação para a preservação do meio ambiente. Já no espaço da Eletrosul, a maquete de uma casa que utiliza integralmente os recursos naturais do sol e chuva para a iluminação e abastecimento demonstra a importância do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente acontece dos dias 2 a 5 de junho, das 10h às 18h, no Largo da Alfândega, em Florianópolis. O evento é uma realização da Fatma, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Celesc, Casan e Eletrosul.

Programação:

2/6 a 5/6:

10h às 18h – Atrações no Largo da Alfândega:

– Túnel da Ecologia

– Exposição da Polícia Militar Ambiental

– Exposição da Eletrosul

Foto: Oficina de Reciclagem

spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img