18.1 C
fpolis
quinta-feira, abril 25, 2024
Cinesystem

Livro que discute adaptações da literatura para o cinema será lançado nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_img

Livro que discute adaptações da literatura para o cinema será lançado nesta quarta-feira em Florianópolis

spot_imgspot_img

O livro “Ensaios sobre literatura, teatro e cinema”, escrito coletivamente por professores, diretores e artistas, será lançado nesta quarta-feira, 17, a partir das 19h, na Fundação Cultural da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), no Centro de Florianópolis. A edição é organizada por Anelise Reich Corseuil, Daniel Serravalle de Sá, Leon de Paula, Maria Brígida de Miranda e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho.

A publicação é um dos resultados do programa Cinema, Chá e Cultura, realizado desde outubro de 2008 na fundação. O projeto é dedicado à exibição de filmes adaptados de obras literárias anglófonas. Os encontros são mensais, com um convidado que apresenta e debate as relações entre literatura, especialmente a dramática, e cinema. A cada sessão é servido um chá feito ao modo inglês, oferecido pela Cultura Inglesa.

O livro reúne 16 textos sobre as obras apresentadas nos encontros. São comentários dos filmes sob perspectivas amplas, que podem servir de motivação a outros estudiosos, professores, artistas e educadores, que desejem discutir e utilizar o cinema também como ferramenta pedagógica. Os artigos apresentam abordagens sob o ponto de vista da literatura, filosofia, teatro, pintura, artes visuais e artes marciais, refletindo a pluralidade de enfoques.

Além dos artigos dos organizadores do livro, os outros textos foram escritos por Anna Stegh Camati, Bernadete Limongi, Celso Nunes, Fátima Costa Lima, Fernando Simão Vugman, Kerrie Sinclair, Lúcia Sander, Margarida Baird, Maria de Lourdes Alves Borges, Mauro Pommer e Talita Esquivel.

Em 2012, a fundação publicou em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise, seção Santa Catarina, o livro “Psicanálise vai ao Cinema”, sobre filmes exibidos neste projeto no cineclube da casa.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img