15.2 C
fpolis
quarta-feira, outubro 20, 2021
cinesytem

Livro “Arte dos Games – 81 razões artísticas para jogar sem culpa” será lançado hoje em Florianópolis

spot_img

Livro “Arte dos Games – 81 razões artísticas para jogar sem culpa” será lançado hoje em Florianópolis

spot_img

O livro “Arte dos Games – 81 razões artísticas para jogar sem culpa” será lançada nesta sexta-feira, 28, a partir das 19h, na Livraria Catarinense do Beiramar Shopping. A primeira edição da obra, editada pela Pandion Editora, terá 100 exemplares para serem distribuídos gratuitamente e quem participar do evento de lançamento ganhará um livro autografado.

A publicação foi contemplada pelo edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Pelizzon pretende estimular o debate entre diversos atores da área, como gamers e amantes dos jogos, artistas, jogadores iniciantes, jornalistas e formadores de opinião, sobre a arte no contexto do desenvolvimento de games. O autor acredita que os games podem ser um instrumento útil ao desenvolvimento da sociedade, assim como as demais expressões artísticas, mas sem perder o seu propósito fundamental: a diversão.

A obra “Arte dos Games – 81 razões artísticas para jogar sem culpa” traz uma retrospectiva histórica dos jogos, em geral, e dos vídeo games, e a relacionada a aspectos sociais, econômicos e filosóficos. Apresenta as características de cada fase das gerações de gamers, a influência dos avanços tecnológicos e os tipos de jogadores.
Paralelamente, o autor aborda conceitos artísticos e sobre como a assimilação dos diferentes tipos de arte pode ser favorecida, quando aliada à diversão e à tecnologia. Por meio de uma linguagem descontraída, semelhante a dos jogos, o autor também aborda temas polêmicos, como vicio em games e a arte contemporânea. “Com bom humor, pretendo incentivar a reflexão sobre o que temos produzido em relação à arte nos jogos e como podemos ir além, ao fortalecer a conexão entre as duas áreas”, explica Pelizzon.

O projeto Arte dos Games nasceu em 2009, para provar que games podem ser classificados, já que alguns títulos se propõem a modificar a visão de mundo dos seus jogadores e até questionar valores. Inicialmente, a temática seria tratada por meio de audiovisual, mas a pesquisa propiciou a produção de um livro. Atualmente, Pelizzon também promove o tema por. 

spot_img
spot_img