17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Lojistas de SC sugerem educação financeira nos currículos escolares

spot_img

Lojistas de SC sugerem educação financeira nos currículos escolares

spot_imgspot_img

Proposta da FCDL/SC foi levada à Frente Parlamentar do Varejo na Assembleia Legislativa

Acostumados a lidar diariamente com o comportamento dos consumidores, os lojistas de Santa Catarina sugeriram aos deputados que compõem a Frente Parlamentar de Apoio ao Varejo, a implementação nas escolas catarinenses da disciplina de Educação Financeira. No parecer da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), que gere o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) no estado, muitas vezes a inadimplência do consumidor é resultado da falta de planejamento no consumo, o que provoca inúmeros problemas tanto para o cliente quanto para o estabelecimento. “O consumidor consciente, que sabe seus limites financeiros, beneficia o ciclo econômico. Não atrasa, tem crédito em qualquer loja e não tem gastos extras com juros”, argumenta Sergio Medeiros, presidente da FCDL.

O deputado Darci de Matos (DEM), que coordena a frente parlamentar, entendeu a necessidade da proposta e reforçou: “em um país que está se endividando, pode ser um bom exemplo para os gestores”. Matos deve levar a sugestão à Secretaria de Estado da Educação para ver o que é possível implementar, se não como matéria fixa no currículo ao menos como ‘disciplina transversal’, que prevê palestras e atividades de conscientização aos alunos, assim como educação no trânsito e outras.

Este foi um dos principais assuntos discutidos na segunda reunião do ano da Frente Parlamentar do Varejo na Assembleia, que reuniu também os deputados Silvio Dreveck (PP), Jorge Teixeira (DEM), Marcos Vieira (PSDB) e Maurício Eskudlark (PSDB). Entre outras questões em pauta, foram discutidas a necessidade de unificação do calendário escolar em Santa Catarina e projetos de lei sobre cobrança de estacionamento em shopping centers, entre outros.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img