23 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Ministério Público de Santa Catarina lança livro ‘100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio’

spot_img

Ministério Público de Santa Catarina lança livro ‘100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio’

spot_imgspot_img

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lançou o livro "100 anos do Contestado: memória, história e patrimônio". As informações são da Agência Alesc.

A obra reúne textos de 20 autores e é resultado dos debates realizados no Seminário Nacional 100 anos da Guerra do Contestado, promovido pelo Memorial do MPSC e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), em agosto de 2012, em Florianópolis, e no Seminário Contestado, Leituras e Significados, organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e pelo Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB), em setembro de 2012, no Rio de Janeiro.

O livro, produzido pelo Memorial do Ministério Público de Santa Catarina, foi organizado por Arno Wehling, Augusto Zeferino, Aureliano Pinto de Moura, Gunter Axt e Helen Crystine Corrêa Sanches.

O lançamento da obra teve, ainda, como destaque uma apresentação do folclorista Vicente Telles, fundador do Museu Histórico do Contestado, além de neto e sobrinho-neto de ex-combatentes na Guerra do Contestado. Telles falou pouco e usou a música "para mostrar os sentimentos do povo do Contestado", cantando a história do conflito do ponto de vista da população, tendo como personagens seus antepassados.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img