21.3 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Mostra de Cinema Infantil começa neste sábado em Florianópolis

spot_img

Mostra de Cinema Infantil começa neste sábado em Florianópolis

spot_imgspot_img

Começa neste sábado, 31, em Florianópolis, a Mostra de Cinema Infantil, um dos principais eventos culturais para crianças no país. Com programação gratuita e exibição de longas e curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, a programação tem início com a pré-estreia do longa-metragem brasileiro “O menino no espelho”, de Guilherme Fiúza Zenha. A exibição será no teatro Governador Pedro Ivo, às 14h. Confira no site do evento a programação completa da Mostra, que segue até o dia 8 de junho.

Neste sábado, 31, antes de começar a série de exibição de filmes, haverá o lançamento da proposta da Rede Estadual da Primeira Infância. Uma parceria da Mostra com o Espaço Imaginário. O debate sobre o tema acontece às 10h no Hotel Majestic com especialistas no tema.

Programação de Domingo

No domingo, dia 1º, mais um longa nacional será exibido no Pedro Ivo, às 14h. “O menino e o mundo”, de Alê Abreu, premiado em vários festivais. O diretor também estará presente na Mostra para conversar com o público.

Curtas

Durante a Mostra de Cinema Infantil, mais de 60 curtas de todo o país – e também do mundo – serão exibidos. No primeiro sábado, a Sessão Anima Mundi traz seis produções que vieram de países como Rússia, Hungria e Reino Unido. O final de semana continua internacional, com a Sessão ComKids no domingo. Serão exibidos seis curtas do Japão, Noruega, Brasil, Colômbia e Uruguai. Três sessões diferentes de Curtas Brasil têm lugar na programação.

Mostra Competitiva

A Mostra Competitiva é uma atração especial. Foram selecionados 64 filmes de um total de 113 curtas inscritos. Os selecionados concorrem a dois prêmios nas categorias Melhor Filme, votado por um Júri Oficial, e ao Prêmio Especial das Crianças, votado pelo público infantil. Cada uma das produções escolhidas receberá o Prêmio Aquisição no valor de R$ 10.000,00 da TV Brasil e um troféu.

Itinerância

Na Mostra, o cinema não se restringe ao espaço do Teatro Pedro Ivo. Com o Circuito Catarinense de Cinema Infantil, os filmes do catálogo já estão circulando por 156 cidades do Estado. Além disso, as produções também serão exibidas em escolas municipais da Grande Florianópolis, através da Mostra Itinerante de Cinema Infantil.

Histórico

Um dos únicos eventos do Brasil sobre cinema exclusivamente feito para crianças, a Mostra de Cinema Infantil reafirma sua relevância também através de números. Na edição do ano passado, foram exibidos filmes para mais de 25 mil pessoas, em 17 dias de evento. Pelo menos 17 mil pessoas participaram das atividades no Teatro Pedro Ivo, em sessões para escolas e público em geral, e mais de 7,5 mil alunos receberam a Mostra Itinerante em escolas da Grande Florianópolis.

Desde 2002, quando foi criado pela diretora e roteirista Luiza Lins, o evento já exibiu mais de 500 curtas metragens, 40 longas e recebeu um público direto de mais de 300 mil crianças.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img