17.6 C
fpolis
quinta-feira, abril 18, 2024
Cinesystem

Mostra leva visitante a lugares imaginários

spot_img

Mostra leva visitante a lugares imaginários

spot_imgspot_img

Locais como a Biblioteca de Babel, a cidade de Leônia e a Ilha de Robinson Crusoé são os destinos imaginários para quem for visitar a exposição “Lugares Imaginários”, que será aberta amanhã (05 de novembro), às 19h30min, no Museu Histórico de São José.

A mostra, organizada pelo Serviço Social do Comércio SESC-SC, exibe a produção de três artistas de diferentes estilos: Camila Barbosa, Diego Rayck e Juliano Jahn.

Os trabalhos de Camila Barbosa possuem muito do horror que os objetos e as coisas de Leônia despertam em seus moradores. Os desenhos de Diego Rayck expressam um pouco do suspense presente no universo da Biblioteca de Babel Borgiana. Os registros de intervenção de Juliano Jahn revelam a presença de um Robinson Crusoé às avessas.

“Cada obra propõe ao visitante uma viagem na criatividade expressiva dos artistas: a biblioteca de Babel como uma engenharia de dobras, a cidade de Leônia delineada pelo estranhamento familiar de seus objetos, bem como a segunda natureza encontrada na Ilha de Robinson Crusoé”, explica o Técnico de Cultura – SESC Estreito, Afonso Nilson Souza.

Três oficinas de arte contemporânea, ministradas gratuitamente pelos artistas, complementam a Mostra. Os interessados devem entrar em contato pelo (48) 3244-1370. (confira programação)

A mostra “Lugares Imaginários” pode ser visitada até o dia 28 de novembro, no Museu Histórico de São José. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12 horas e das 13 às 18 horas.

Oficinas de arte contemporânea gratuitas à comunidade:

– Desenho e Lugares Imaginários – ministrante: Diego Rayck (dias 25, 26 e 27/11 das 8h às 12h)

A oficina pretende ampliar o repertório gráfico do participante através da prática e da apresentação do desenho na produção de artistas contemporâneos, tendo como foco a relação entre desenho e narrativa. Serão abordados os seguintes aspectos: fragmento, fluxo, repetição, seqüência, formas de indicar a temporalidade, referências de situações, lugares, personagens e a ficção na relação entre desenho e literatura. Também se pretende ampliar a concepção da ilustração como tradução visual do texto literário, apontando para outras potencialidades do desenho como narrativa visual.

– A Ilha de Robson Crusoé – Ministrante: Juliano Jahn (dias 25, 26 e 27/11 das 14 às 18h – Faixa etária de 12 a 15 anos)

A oficina aborda a relação entre arte e natureza, de modo a contextualizar a ressignificação dos espaços pela arte contemporânea, promovendo exercícios práticos de criação e ressignificação de lugares.

– Objeto Fantasma – ministrante: Luciana Knabben (Dias 07, 11 e 14/11 das 14 às 18h)

A partir do texto As Cidades Contínuas 1 – A Cidade de Leônia, de Ítalo Calvino, do livro Cidades Invisíveis, a oficina irá abordar a utilização de objetos descartados do uso cotidiano como instrumentos de ocupação espacial.

Serviço: Mostra Lugares Imaginários e oficinas de arte contemporânea

Quando: De 05 a 28 de novembro, das 8h30min às 12 horas e das 13 às 18 horas

Onde: Museu Histórico de São José

Rua Gaspar Neves, 3175, Centro Histórico de São José

CONTATO PARA ENTREVISTAS: Técnico de Cultura – SESC Estreito, Afonso Nilson Souza. Fone: (48) 9917 9189 e 3244 1370.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img