24.2 C
fpolis
sábado, abril 27, 2024
Cinesystem

MPSC e  ACATE lançam desafios de inovação e abrem inscrições para startups e empresas

spot_img

MPSC e  ACATE lançam desafios de inovação e abrem inscrições para startups e empresas

spot_imgspot_img

Edital dará oportunidade para que as selecionadas proponham soluções tecnológicas para a instituição pública; as inscrições ficam abertas até 22 de janeiro

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está com inscrições abertas para startups e empresas de tecnologia com soluções para quatro desafios de inovação propostos pela instituição. A iniciativa é uma etapa do Programa de Inovação Aberta do MPSC, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação iMPulso-Lab em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), e as selecionadas terão a oportunidade de propor negócios com a instituição. As inscrições estão abertas até 22 de janeiro e os detalhes podem ser acessados no link: http://bit.ly/48HJFqp

As empresas devem propor soluções para os seguintes desafios: 1) Identificar provas digitais relevantes para apoiar nas investigações criminais do MPSC; 2) Redefinir a Gestão de Recursos Criminais do MPSC; 3) Avanços na Gestão Patrimonial do MPSC; 4) Automatização da Gestão de Dados Tributários. Ao explorar os desafios, a startup ou empresa pode identificar qual deles melhor se alinha com seu negócio ou aquele que acredita ter maior capacidade de solucionar. A partir desse ponto, basta realizar a inscrição em um ou mais desafios e acompanhar o progresso do processo. 

O cronograma do edital inclui a realização de pitches reversos com as empresas inscritas, que ocorrerão em até 60 dias após o encerramento das inscrições. Nesse momento, o MPSC fornecerá informações adicionais sobre cada um dos desafios que pretende resolver. As empresas inscritas que forem selecionadas pela Comissão de Avaliação também serão convidadas a apresentar suas soluções em um pitch direto para o MPSC.

Aproximação do MPSC com a inovação

O Procurador-Geral de Justiça do MPSC, Fábio de Souza Trajano, celebrou essa nova etapa do Programa de Inovação Aberta da instituição e falou da expectativa com o lançamento dos desafios. “Este é mais um passo importantíssimo do nosso Ministério Público em aproximação aos demais atores do ecossistema de inovação. A partir da ampla divulgação de quatro desafios, será possível prospectar o ambiente externo e construir resoluções de forma  mais assertiva, melhorando assim a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, bem como os seus processos internos. Ao mesmo tempo, o Poder Público, com sua grande capacidade de mobilização, deve apoiar e fomentar tais iniciativas, possibilitando que questões de relevância pública sejam constantemente enfrentadas por soluções tecnológicas”.

A definição dos quatro desafios de inovação e os objetivos que o MPSC busca alcançar com eles foram detalhados pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação (SubPlan), Luciano Trierweiller Naschenweng. “A divulgação dos desafios marca uma das principais etapas do segundo ciclo do Programa de Inovação Aberta, iniciado no mês de agosto, com a participação ativa de diversas áreas do Ministério Público, que trabalharam em conjunto com o nosso laboratório de inovação (iMPulso Lab) e a ACATE para identificar suas principais dores, delimitar processos de trabalho até chegar às versões finais dos problemas que estão sendo lançados em busca de soluções inovadoras”.

O Coordenador do Movimento iMPulso, Lucas dos Santos Machado, também falou sobre a expectativa com a abertura de mais esses desafios para as startups e empresas de tecnologia catarinenses. “Estamos esperançosos em iniciar 2024 com novidades inovadoras nesses desafios. O projeto vem refletindo a essência do processo de inovação no MPSC: contínuo, colaborativo, com muito aprendizado e vontade de resolver problemas. Essa vontade é marcante na equipe do iMPulso-Lab, que vem se dedicando ao máximo, ao lado da ACATE e dos setores do MP, para que o ciclo seja um sucesso”.

Serviço

O que: inscrições desafios MPSC

Quando: até 22 de janeiro de 2024

Onde: no site http://bit.ly/48HJFqp

Quanto: gratuito

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img