24.3 C
fpolis
sexta-feira, março 29, 2024
Cinesystem

Maioria das mulheres vítimas de violência não depende financeiramente dos companheiros

spot_img

Maioria das mulheres vítimas de violência não depende financeiramente dos companheiros

spot_imgspot_img

Desde 2009 cerca de três mil mulheres passaram por alguma situação de violência — psicológica ou física — em Florianópolis e buscaram ajuda no Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV), um serviço municipal, localizado na Agronômica, que oferece espaços de acolhimento, atendimento social, psicológico e orientação jurídica. Em 52% dos casos a violência é psicológica ou moral, ou seja, são atitudes que atingem de forma negativa a honra ou a reputação da mulher ou ações destinadas a degradar ou controlar seus comportamentos, crenças, decisões por meio de intimidação, manipulação, ameação, humilhação, isolamento, entre outros. As informações são da assessoria da PMF. 

A maioria das mulheres que sofrem violência doméstica não têm dependência financeira do companheiro. Entre as mulheres atendidas, 74,5% não dependem financeiramente e muitas vezes são as únicas mantenedoras da casa.

Os números, levantados pelo Centro de Referência desde o ano de 2009 até setembro de 2015, mostram que as situações de violência não escolhem um perfil de pessoa, local de moradia, idade nem escolaridade. Neste período, 37,5% das mulheres atendidas estavam na faixa de 30 e 39 anos, 25,5% entre 18 e 29 anos, 20,5% entre 40 e 49 anos e 13,8% têm mais de 60 anos.

Os dados mostram também que 29,5% dos atendimentos são com mulheres que possuem o ensino médio completo, 25,5% têm o ensino fundamental incompleto, 11% com o fundamental completo, 10% estão cursando o ensino superior e 3,5% têm pós-graduação.

Casa de passagem

No final de 2013 as mulheres em situação de violência passaram a contar com a primeira Casa de Passagem Municipal. O local possui 20 vagas e os encaminhamentos são feitos através do Centro de Referência e Assistência às Mulheres Vítimas de Violência (CREMV), ou pelo 6º Distrito Policial de Proteção da Mulher. Na Casa há atendimento individualizado, especializado e o acolhimento é provisório. O local é inserido na comunidade e possui características residenciais, proporcionando um ambiente acolhedor e​ respeitando as condições de dignidade de cada mulher.

 Sobre o CREMV

O Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CREMV) é um serviço da Prefeitura de Florianópolis e atualmente conta com quatros assistentes sociais, duas psicólogas e uma coordenadora que atua também como assistente social. O espaço faz atendimentos sociais, psicológicos e possui parcerias com a Defensoria Pública e a 34ª Promotoria de Violência Doméstica da Capital para casos de Medida Protetiva.

O CREMV é aberto ao público e está localizado na Rua Delminda da Silveira, s/nº – ao lado da 6ª DP da Capital, na Agronômica.

Em caso de violência contra a mulher entre em contato com os órgãos responsáveis e denuncie.

Telefones:

CREMV: 3224-7373

Delegacia da Mulher: 3665-6528

Central de Atendimento à Mulher: 180

Disque Denúncia Municipal: 0800 643 1407

Disque Direitos Humanos: 100

SAMU: 192

Policia Militar: 190

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img