22.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 12, 2024
Cinesystem

No Dia Mundial do Diabetes, médica alerta sobre o perigo da cegueira

spot_img

No Dia Mundial do Diabetes, médica alerta sobre o perigo da cegueira

spot_imgspot_img

A glicose em excesso no sangue pode causar grandes danos à visão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional. Pensando neste crescimento e nas altas taxas de mortalidade decorrentes, a Federação Internacional de Diabetes (IDF), juntamente com a Organização Mundial da Saúde, instituiu o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

O objetivo é alertar a população sobre a necessidade de um olhar mais atento em relação à doença. “Apesar dos vários problemas conhecidos, decorrentes da doença, como os cardiovasculares, renais e a neuropatia, o que muitos ainda não sabem é que ela também pode causar a retinopatia diabética, doença que afeta os olhos e pode levar à cegueira”, alerta a médica Cláudia Nascimento, diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF).  

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, devido a deficiência de insulina  ou impossibilidade de utilizá-la adequadamente.

De acordo com a médica, a retinopatia diabética ocorre devido ao excesso de açúcar no sangue por períodos prolongados, tanto em pacientes com diabetes tipo 1, como no tipo 2. “O problema se inicia devido à lesão nos vasos sanguíneos da retina permitindo o vazamento de fluído e de sangue. Se não corrigida ou tratada a tempo, a doença pode evoluir, ocorrendo oclusão desses pequenos vasos e até a formação de novos vasos na retina, os quais são frágeis e se rompem facilmente. O rompimento desses vasos ocasiona  sangramento, podendo levar ao descolamento de retina”, afirma. 

No entanto, quando tratada precocemente, a chance de manter ou melhorar a visão aumenta.  “Muitas vezes”, explica Dra. Cláudia, “a retinopatia diabética está bem avançada, porém ainda não afetou a parte principal da retina e o paciente ainda mantém uma visão boa, mas isso infelizmente é temporário. Por isso a importância de consultar um oftalmologista pelo menos uma vez por ano”.

Foto doutora Claúdia: Fernando Willadino Foto diabetes: banco de imagens

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img