24.8 C
fpolis
quinta-feira, maio 9, 2024
Cinesystem

Novidades no Kaha Nalu

spot_img

Novidades no Kaha Nalu

spot_imgspot_img

Depois de alguns meses de avaliação para selecionar novos alunos, o projeto social Kaha Nalu vive uma nova fase. A escola, que ensina crianças e adolescentes a surfarem a onda da vida, aumenta suas atividades e capacita ainda mais a nova geração a encarar o futuro com perspectivas de sucesso.

O Kaha Nalu conta hoje com 50 alunos de baixa renda beneficiados, divididos entre equipe, escolinha e oficinas. Os cinco alunos mais antigos já fazem parte da equipe e auxiliam os professores e instrutores no cuidado dos menores, dentro e fora da água. Esse método, chamado de monitoria, aproxima os jovens da equipe dos menores, gera instinto de liderança e transformação, que são princípios básicos do projeto.

O educador físico Flávio Carneiro, atual presidente do Kaha Nalu, está empolgado com a evolução do projeto e seus participantes. “É muito estimulante e gratificante para mim, que estou no projeto desde o início e acompanho o dia a dia das atividades, ver o desenvolvimento do grupo como um todo. De fato, os jovens participantes nesta primeira fase -muitos deles são monitores das novas crianças da escolinha- estejam hoje com um direcionamento de vida alicerçado em valores importantes como respeito, força de vontade, disciplina e espírito go for it para enfrentar não só as ondas, mas também as adversidades existentes em seu desenvolvimento individual”, avalia.

Essas mudanças nos alunos são vistas diariamente nas atividades na sede e na vida em casa. E, elas são planejadas pela equipe multidisciplinar que trabalha no projeto. A coordenadora geral do Kaha Nalu, Alice Prestes, explica que as oficinas complementares que hoje são oferecidas aos alunos servem para despertar as aptidões de cada um, para que no futuro elas sejam estimuladas. “Os realmente interessados recebem todo tipo de acompanhamento individual dando suporte para que esses se tornem agentes de mudança na sociedade em busca de um mundo melhor”, conclui a coordenadora.

Escolinha Kaha Nalu

O método aquático do Kaha Nalu consiste em quatro etapas. Na primeira, o aluno conhece o mar, suas mudanças e se adapta a esse ambiente até adquirir confiança e segurança. Na segunda fase já passa para a arrebentação, aprender a furar a onda, aprende sobre a maré, a se manter no mesmo local e dá os primeiros passos no surf de corpo, aprendendo a deslizar na onda. Em seguida, vem a fase três, onde são ensinadas e treinadas as manobras. Por último, na quarta fase, os alunos aprendem a voar sobre a onda e passam a treinar as técnicas de competição, com baterias simuladas, aulas filmadas, surf trips e todo o suporte para ser uma atleta de sucesso.

Lembrando que educadores físicos, atletas com experiência e monitores adolescentes sempre acompanham os alunos nas atividades no mar, e cada grupo tem no máximo quatro alunos com dois profissionais. Cada grupo interage com o mar por determinado tempo, enquanto os outros aguardam na areia, fazendo exercícios.

Novas atividades

Além do treinamento desportivo, das aulas de yoga e percurssão com sucata musical que já são oferecidas na sede, os alunos agora terão aulas de gastronomia, expressão corporal, artesanato com fios, artesanato com jornais, comunicação e gramática, inglês e muay thay. Cada oficina terá dez alunos e quem tiver três faltas perde a vaga para outro interessado. Outras oficinas já estão em estudo e só dependem de investimento público ou privado para implantação.

As aulas de gastronomia, com o chef Blaise Bourbonnais, profissional com 30 anos de experiência no ramos de alimentação, são na cozinha do chef, que é vizinha a sede do projeto. Todas as outras atividades acontecem na sede do Kaha Nalu, que fica próximo a Pedrita do Rio Tavares, em Florianópolis.

As atividades do segundo semestre de 2009 irão até dia 15 de dezembro. As matrículas podem ser feitas na sede do projeto. O Kaha Nalu oferece atividades de segunda a sábado, em horários diversos. Existem turmas de equipe e escolinha nos turnos da manhã e tarde, para que todos possam participar.

A sede do projeto Kaha Nalu fica na Rua Recanto das Gaivotas, 228, no bairro do Rio Tavares, no loteamento da Lagoinha Pequena. Informações sobre vagas e horários com Alice Prestes no telefone (48) 9924-9857 ou pelo email aliceprestes@gmail.com.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img