29.3 C
fpolis
terça-feira, janeiro 25, 2022
cinesytem

O coreógrafo Pedro Rosa se apresenta em Florianópolis

O coreógrafo Pedro Rosa se apresenta em Florianópolis

spot_img

O coreógrafo Pedro Rosa apresenta terça-feira, dia 13, às 20 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho, o espetáculo “Quasi”. É o monólogo do “o eu-não-sei-bem-o-que e o quase-nada” da frase do filósofo Vladimir Jankelevictch. Pedro fez um estudo dos movimentos e das expressões que pudessem descrever o “quase” levando em conta alguns textos literários e a frase do filósofo.

Brasileiro radicado em Rennes, na França, o coreógrafo e dançarino Pedro Rosa procura representar a fragilidade humana, as lembranças, o equilíbrio e o desiquilibrio, o esgotamento físico até reecontrar a leveza. A coreografia estabelece esta trajetória. São quase-respostas que questionam o caminho percorrido e os novos caminhos do “eu não sei bem o que” inerente ao ser humano, e que o faz continuar na busca.

“Quasi” é uma dança de linguagem contemporânea, em que o coreógrafo se apodera do espaço e trabalha com suporte videográfico. A apresentação faz parte do projeto Múltipla dança, com o apoio da Aliança Francesa no Brasil. Em sua obra, Pedro evidencia uma grande influência da cultura brasileira. Entre seus espetáculos, está a coreografia “Ossain ,O senhor das folhas”, baseada numa lenda do Brasil a partir de um texto Pierre Verger.

Já “Os mistérios de um peregrino dançante”, inspirada na vida do dançarino, também evoca a história do Brasil. No espetáculo “Na cidade de Quimper”, ele elabora sob a forma de hino uma homenagem aos encontros e as trocas culturais entre a Bretanha, na França, e o Brasil. Em 2005, criou “Daqui pra la de la pra ca”, em que aborda os habitantes das favelas do Rio e suas relações com os numerosos Deuses existentes no país.

Pedro ensina a dança brasileira na Universidade de Rennes 2 e dirige estágios na França, na Alemanha, no Brasil, na Tunísia e na Polônia. Na quarta-feira e quinta-feira ele ministra um Master Class na UFSC. Ainda há vagas disponíveis.


O QUÊ: Quasi, com Pedro Rosa.

QUANDO: Terça, dia 13 de outubro, às 20 horas.

ONDE: Teatro Álvaro de Carvalho. Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, fone: (048) 3028-8070 e 3028-8071.

QUANTO: Ingressos a R$ 10,00.


O QUÊ: Master Class com Pedro Rosa.

QUANDO: Quarta, 14 de outubro, das 16 às 18 horas, e quinta, dia 15, das 14 às 16 horas.

ONDE: Centro de Desportos da UFSC, Campus Universitário, Trindade.

QUANTO: Gratuito. Mais informações no site http://multipladanca.webnode.com/.

spot_img
spot_img