24.7 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Obra do elevado Rita Maria já ganha forma na Capital

spot_img

Obra do elevado Rita Maria já ganha forma na Capital

spot_imgspot_img

Duas estruturas de sustentação estão prontas e, hoje, novos pilares devem ser colocados no local

O elevado Rita Maria, que promete reduzir o engarrafamento para quem sai da ponte Colombo Salles e pega a Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, começa a ganhar forma. Duas estruturas de sustentação estão prontas, outras estão em fase de concretagem e devem ser colocadas no local ainda hoje. Esta etapa de estaqueamento deve terminar em dois meses.

Depois da colocação dos pilares, começa a montagem das pistas, que serão duas, com oito metros de largura. Elas terão um único sentido. Esta fase, de acordo com o secretário municipal de obras, Luiz Américo Medeiros, deve ficar pronta até final deste ano. Em seguida, vêm a urbanização e as obras viárias que serão realizadas embaixo do elevado. A construção é feita pela empresa Sulcatarinense, que tem prazo até julho de 2012 para a conclusão.

– Está tudo dentro do nosso cronograma, sem atraso – garantiu o secretário.

Durante a obra, o trânsito vai continuar sendo desviado. Motoristas que vêm da Avenida Beira Mar e querem seguir para a Avenida Paulo Fontes precisam pegar contorno do elevado Dias Velho, sentido Sul da Ilha.

O trânsito também segue bloqueado na Rua Hoepcke. De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras, Rafael Hahne, não há previsão para outras alterações no trânsito, que devem acontecer até o fim construção, para segurança dos motoristas.

Fluxo diário deve ser de cerca de 50 mil veículos

O projeto está pronto desde 2008, mas foi embargado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que queria estudar se a obra afetava algum patrimônio da cidade. Depois, o Iphan emitiu parecer autorizando os trabalhos, desde que se inclua um acesso para pedestres que garanta a visualização da Ponte Hercílio Luz. O elevado vai ter 390 metros de extensão e capacidade de circulação de 50 mil veículos por dia. A altura do elevado deve atingir 134 metros.

(Por Julia Antunes, DC, 12/04/2011)

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img