21.9 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Obras de restauração da Casa de Câmara devem ficar prontas no 1º semestre de 2016

spot_img

Obras de restauração da Casa de Câmara devem ficar prontas no 1º semestre de 2016

spot_imgspot_img

Previstas para terminar no primeiro semestre do ano que vem, as obras de restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia, no Centro de Florianópolis, foram vistoriadas nesta terça-feira, 28, pelo prefeito Cesar Souza Junior.

Viabilizada com recursos da Prefeitura e do Ministério da Cultura, através do IPHAN, a obra está orçada em aproximadamente R$ 6 milhões. Depois da conclusão das obras de restauro, a antiga Casa de Câmara e Cadeia vai transformar-se no Museu da Cidade, um espaço moderno que vai relatar interativamente o desenvolvimento histórico de Florianópolis. O museu será montado e explorado pelo Sesc.

A edificação, que começou a ser construída em fevereiro de 1771 e foi entregue em dezembro de 1780, é tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal e está fechada desde 2007. No local, após a restauração, vai funcionar o Museu da Cidade. A vistoria foi acompanhada pelo secretário de Obras, Rafael Hahne.

Nesta fase da obra, estão sendo executadas a recuperação das fachadas, a instalação dos novos forros do pavimento superior e os rebocos internos. O próximo passo na recuperação do prédio será a pintura externa.

Em paralelo às obras de restauração, terão início nos próximos 15 dias os estudos arqueológicos complementares solicitados pelo Ministério Público. As análises vão começar pelo piso térreo, na área de circulação, e prosseguem para os fundos do terreno. A construção do anexo – que terá café, loja, sanitários e elevador – só será permitida com a conclusão dos estudos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img