18.6 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Oficinas de arte têm inscrições abertas nesta segunda

spot_img

Oficinas de arte têm inscrições abertas nesta segunda

spot_imgspot_img

O Departamento Artístico Cultural (DAC) está oferecendo oficinas gratuitas de arte. As inscrições começam nesta segunda, dia 28 de junho e vão até sexta, dia 2 de julho.

As oficinas de arte – que oferecem 22 vagas cada – têm o objetivo de formar alunos que também possam fazer trabalhos artísticos, por isso se constituem em ensinamentos sobre processos de composições artísticas.

As opções oferecidas são oficina de Aquarela, ministrada por Christophe Spoto, que propõe retratar espaços urbanos com desenho; oficina de construção de imagens, observação e fotografias, ministrada por Julia Carmona Duval; ´Fluxos Urbanos`, ministrada por Lucila Meirelles, em que serão ensinadas as técnicas para composição de vídeo e criação de poesias visuais urbanas pelos alunos e oficina ´A Imagem Contemporânea`, ministrada por Regina Carmona. Os ministrantes participarão ainda da exposição ´Circulando em outras dimensões`, que acontece no hall da Reitoria da UFSC, de 05 a 23 de julho.

Sobre as oficinas

Oficina de Aquarela, ministrada por Christophe Spoto

Abrir novos horizontes de técnica e poética de pintura para o desenvolvimento da arte contemporânea é o objetivo da “Oficina de Fabricação e Uso de Aquarelas”, ministrada por Christophe Spoto dentro do projeto “A Imagem Contemporânea” com a curadoria de Regina Carmona.

Propõe a construção da imagem através da observação, do espaço urbano e da paisagem da cidade, uma livre criação através do desenho, cor e multimeios.

Apresenta teorias fundamentais de técnicas históricas de pintura, com a utilização de goma-laca e pigmentos naturais (como terras amarelas, verdes, vermelhas e marrons) para a fabricação das tintas pelos próprios alunos, como uma das experiências práticas para a compreensão de princípios históricos da arte da pintura.

Utiliza técnicas com características específicas de saturação, relação de contrastes e exuberância natural dos valores cromáticos e de corpo específicos do caráter de cada pigmento e respectivos grupos.

Será uma oficina teórica e prática para a fabricação e uso de aquarelas pelos alunos. Iniciando em uma sala de aula com a teoria e a fabricação de tintas, e continuando os trabalhos ao ar livre em alguma praça ou jardim. Os alunos observarão a paisagem urbana e produzirão obras dentro das propostas artísticas individuais, com o acompanhamento técnico do professor.
Dia 06 de julho, terça-feira, das 13h às 18h.

Sobre o ministrante: Christophe Quirino Spoto, estudou na Itália na Accademia di Belle Arti di Carrara de 1986 a 1990, onde se formou em pintura. Em 2008 participou da exposição “Poéticas da Natureza” no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Tem em seu currículo diversas exposições, individuais e coletivas, no Brasil, Itália e Portugal. Atualmente pesquisa materiais clássicos de pintura e a perspectiva como possibilidades de desenvolvimento da arte contemporânea, através da representação do mundo atual ao seu redor, e ministra oficina no Sesc de Santos (SP) sobre técnicas históricas de pintura e suas possibilidades de uso na arte contemporânea, em Santos–SP, dentro do curso “Construção da Imagem Contemporânea” sob a coordenação de Regina Carmona.

Oficina de construção de imagens, observação e fotográficas, ministrada por Julia Carmona Duval

Construção da imagem através da observação, do espaço urbano, da paisagem e da interferência humana na cidade. Caminhadas fotográficas e livre criação através da fotografia digital e impresso digital multimeios. Oficina interna para trabalhar as imagens colhidas em saídas fotográficas pelo local, ao entorno, nas ruas, construção da imagem.

Material necessário: Trazer caderninho para registro das jornadas e /ou esboços, câmera digital, cabos da câmera e acessórios pessoais. Dia 06 de julho, terça-feira, das 13h às 18h.

Sobre a ministrante: Jornalista por formação, Júlia Carmona se dedica à arte por meio da fotografia e da criação gráfica. Viagens nacionais e internacionais, pessoas, paisagens, culturas, luzes e movimentos são os elementos utilizados em seu trabalho artístico. Possui doze anos de atuação em marketing institucional e comunicação, com experiência em edição, planejamento, design gráfico e execução de veículos para públicos diversos. Atende a comunidades, gerencia projetos e coordena equipes de produção.

Oficina “Fluxos Urbanos”, ministrada por Lucila Meirelles

Essa oficina propõe-se à construção de um roteiro e gravação de imagens sobre as paisagens, as intervenções e os fluxos urbanos. Serão criadas poéticas visuais. Pequenas crônicas sobre a cidade. Os participantes vão obter conhecimentos técnicos e práticos sobre enquadramentos, planos, iluminação, locações, direção e arte. Haverá exibição de vídeos comentados. A proposta é criar vídeos, poéticas urbanas de um minuto.

Material necessário: O aluno deve levar câmara de vídeo ou câmara fotográfica e cabos para serem conectadas no computador, fita de vídeo ou cartão. Dia 05 de julho, segunda-feira, das 13h45 às 18h45.

Sobre a ministrante: Lucila Meirelles é videoartista, mestranda em poéticas visuais, diretora de vídeo e TV, roteirista, curadora de projetos culturais. Como autora de vídeos ganhou prêmios nacionais e participou de mostras internacionais como The Kitchen ( Nova York), The Black Aestesis (Washington), Berkley Art Museum (Berkley) etc. Há 15 anos é docente de oficinas de roteiro e de direção de vídeo e TV, em museus, escolas, instituições como Senac, Sesc SP, prefeituras, casas de cultura, centros e fundações culturais.

Oficina A Imagem Contemporânea, ministrada por Regina Carmona

Construção da imagem através da observação do entorno, do espaço urbano, da paisagem e interação na cidade. Livre criação através do desenho, cor e multimeios. Oficina interna para trabalhar as imagens colhidas em desenho livre pelo local, das pessoas, nas ruas para a construção da imagem da linguagem em meios mistos.

Material necessário: Trazer caderninho de registro e desenho para esboços, material de desenho pessoal, câmera ou celular. A partir de 05 de julho, segunda-feira, das 13h às 18h

Sobre a ministrante: Regina Carmona é artista plástica, mestre em poéticas visuais, curadora e coordenadora de projetos de arte. Destaque na arte contemporânea brasileira, participou de importantes mostras, exposições, residências de arte, pesquisa e projetos especiais no Brasil e em diversos países. Docente em desenho e objeto, coordena workshops, oficinas e projetos de arte junto a museus, escolas, instituições como USP, FAAP, Senac, Sesc SP, Unesco, prefeituras, casas de cultura, centros e fundações culturais.


SERVIÇO:

O QUÊ: oficinas de arte no DAC.
QUANDO: Abertas as inscrições de segunda, 28 de junho, à sexta-feira, 09 de julho, das 11h às 17h.
ONDE: Teatro da UFSC, Praça Santos Dumont, em Florianópolis.
QUANTO: Gratuito, aberto à comunidade.
CONTATO: (48) 3721-9348 ou 3721-9447 ou www.dac.ufsc.br.

Por: José Fontenele – Acadêmico de Jornalismo, Departamento Artístico Cultural – DAC: SECARTE: UFSC, com material dos organizadores

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img