27.4 C
fpolis
quinta-feira, março 28, 2024
Cinesystem

Pequenas empresas inovadoras surpreendem no Seed Forum Progressus

spot_img

Pequenas empresas inovadoras surpreendem no Seed Forum Progressus

spot_imgspot_img

Nesta segunda-feira, oito pequenas empresas catarinenses de base tecnológica participaram do Seed Forum Progressus, em Florianópolis. No evento as empresas se apresentaram para investidores em busca de recursos para ampliarem sua competitividade. Promovido pelas incubadoras catarinenses CELTA/CERTI, MIDI/ACATE, CRIE/Unisul, IEB/UFSC e CITeB/Univali, por meio do projeto Progressus, o Seed Forum teve apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT).

Oito empresas participaram do Forum: Anima Acústica, Biokyra, Chaordic, Código, Fazion, Kombo, TalkAndWrite e Umwelt. As empresas apresentaram suas projeções de crescimento e projetos para os próximos anos. Um dos diferenciais do evento foi a diversidade das áreas de atuação das empresas participantes, abrangendo soluções para simulação acústica, dispositivos médicos menos invasivos, sistemas de recomendação, software de produtividade pessoal e empresarial na web, software para celular, sistema de recursos humanos on-line, white board interativo e dispositivo biotecnológico para tratamento de efluentes.

Para o gerente do Departamento de Novos Negócios da FINEP, Renato Marques, as empresas surpreenderam pelo grau de inovação e potencial de crescimento. “Além do nível de inovação, as empresas se apresentaram com postura estratégica, não mostrando apenas o aspecto tecnológico, mas também o foco no negócio”, diz Marques. “Nossas empresas mostraram neste evento que não ficam atrás de outras start-ups de outros lugares do país. A cultura do capital está crescendo no nosso mercado e com certeza Santa Catarina irá ganhar cada vez mais destaque nesse cenário”, analisa Jamile Sabatini Marques, coordenadora da incubadora MIDI Tecnológico e diretora executiva da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), organizadora do evento.

Uma das inovações apresentadas no Seed Forum Progressus foi a solução para análise de efluentes apresentada pela empresa Umwelt, de Blumenau. A empresa utiliza a bactéria Vibrio fischeri em processo de monitoramento de poluição. A bactéria que naturalmente exibe uma luz fluorescente se “apaga” ao entrar em contato com um meio tóxico. “Fomos pioneiros no Brasil ao criar uma forma de conservação da bactéria para aplicação na indústria. Dessa forma podemos oferecer para o mercado uma solução mais barata e eficaz de controle da poluição”, afirma Jörg Henri Saar, sócio da empresa. A Umwelt buscou no Seed Forum recursos para se lançar ao mercado.

Na opinião do diretor executivo do grupo de investidores Floripa Angels, Marcelo Cazado, o evento foi uma grande vitrine para as empresas catarinenses. “O nível das apresentações foi bastante elevado e a grande maioria das empresas que participaram do Forum tem potencial para atrair investidores”, destaca Cazado. “O evento contribuiu para reforçar a imagem de Santa Catarina como um celeiro de bons negócios e marcou os primeiros passos para consolidar o Estado no mercado de investimento”, destaca José Henrique Moreira, sócio da BZPlan, empresa responsável pela preparação das empresas que participaram do Seed Forum.

Foi em busca dessa visibilidade entre os investidores que a empresa Biokyra participou do Seed Forum Progressus. “Nossa expectativa não era sair do evento com um aporte, mas sim aproveitar essa que é uma importante oportunidade para entrarmos em contato com os investidores”, avalia Charles Facchini, sócio da Biokyra. A empresa desenvolve dispositivos médicos menos invasivos.

Para o empresário João Lourenço Vivan Bernartt, sócio da Chaordic, a expectativa é que os contatos feitos no Seed Forum evoluam para futuros investimentos. “O investimento ajuda a empresa a crescer. No nosso mercado um investimento é fundamental para viabilizar a empresa, pois precisamos de recursos e não podemos ficar dois ou três anos parados ou ficamos para trás”, analisa Bernartt. A Chaordic desenvolve sistemas de recomendação, principalmente para lojas de comércio eletrônico. A tecnologia da empresa permite a identificação do perfil de compras dos usuários que frequentam essas lojas.

Longa preparação
O investidor Marcelo Cazado destacou o grau de preparação das empresas que se apresentaram no Seed Forum. “Há alguns anos, não era possível mencionar a possibilidade de colocar um sócio investidor na empresa. Hoje as empresas já se preparam para atrair e receber esse investidor”, ressalta Cazado. Para participarem do Seed Forum Progressus, as empresas passaram por um treinamento intensivo de três semanas, onde foram preparadas para a apresentação e contato com os investidores.

Capacitação destacada pela empresária Maria Carolina Linhares, sócia da Kombo, empresa que desenvolve um software para gestão de pessoas e uma das start-ups participantes do evento. “O evento foi muito importante não apenas pela oportunidade de conquistar um investidor, mas também pelo aprendizado ao longo da preparação. Outra pessoa analisando a nossa empresa nos fez enxergar melhor os pontos fortes e fracos do nosso negócio”, destaca a empresária.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img