21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Pequenos Desencontros estreia nesta segunda no Paradigma Cine Arte

spot_img

Pequenos Desencontros estreia nesta segunda no Paradigma Cine Arte

spot_imgspot_img

No dia 25 de julho, segunda-feira, às 20h30, no Paradigma Cine Arte, a Exato Segundo Produções Artísticas lançará em sessão única seu novo curta-metragem, “Pequenos Desencontros”. Com direção de Fernando Boppré, livremente inspirado em história original de Silveira de Souza, a produção traz no elenco Luciáh Tavares, Nei Pelizzon e Édio Nunes.

No filme, um casal do interior perde-se em uma cidade grande. Ausência de comunicação, ruas entrelaçadas, falta de referências. A crise advinda da experiência urbana invade a relação do casal. O marido tenta encontrar o caminho de volta, porém o máximo que ele consegue é se perder ainda mais. Eis que surge um velho e uma loja improvável. Um audiovisual atravessado pelo fantástico e ocupado pela confusão. Uma narrativa sobre desencontros – como quase todas as histórias.

Segundo o diretor, Fernando Boppré, “a ideia do filme surgiu com a leitura do conto de Silveira de Souza que me deixou intrigado com a história que começa com um casal perdido e termina com ele ainda mais perdido. Uma espécie de círculo, sem linha evolutiva, sem clímax, sem coisa alguma. Transpor isso para o cinema é realizar um anti-filme, se pensarmos num sentido mais tradicional do cinema narrativo, com seus pontos de virada e estrutura narrativa”.

No texto original, o casal se perde cada vez mais em uma cidade. No filme, surge um enigmático personagem (o Velho, interpretado por Édio Nunes) que resolve o impasse pela via do improvável. Ele é o único que entende perfeitamente o que se passa naquela relação estabelecida entre Marido (Nei Pelizzon) e esposa (Luciáh Tavares), mas também de cada um deles com o mundo que os cerca.

Por fim, o diretor destaca: “Meu desejo com o filme sempre foi instaurar um momento em que o plano do real e o da fantasia se confundissem. E fazer essa cena se passar numa sala de animais taxidermizados [locação situada no Museu do Homem do Sambaqui, localizado no Colégio Catarinense] foi fundamental: afinal, empalhar um animal morto é prometer a vida eterna a algo que não mais existe. Pequenos Desencontros é uma tentativa de sobrepor a ficção ao plano do real num lance construído pelo acaso e pelo fantástico”.

No website exclusivo do filme (www.exatosegundo.com.br/pequenosdesencontros) é possível baixar o roteiro de Pequenos Desencontros, o conto original de Silveira de Souza bem como fotografias de still e o teaser do filme.

O curta-metragem tem 15 minutos de duração e foi rodado no Centro de Florianópolis. Projeto vencedor do IVº Prêmio FUNCINE de Produção Audiovisual Armando Carreirão. Uma realização do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis, da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com o apoio da Cinemateca Catarinense/ABD-SC, da Fundação Franklin Cascaes, Colégio Catarinense, Estúdio Ouié, Grupo de Teatro Armação, Käfer Clube, JG Cópias e Plural Filmes. Uma produção da Exato Segundo Produções Artísticas.

Após o filme, a equipe receberá o público para uma confraternização no Armazém do Côrrego, na Rua João Pio Duarte Silva, 1750, loja 2 – Côrrego Grande – Florianópolis, SC. (pontos de referencia: Posto Mime, próximo ao Chopp do Gus).

Ficha técnica

Direção e roteiro: Fernando Boppré

História original: Silveira de Souza

Assistente de direção: Ricardo Weschenfelder

Elenco: Édio Nunes, Luciáh Tavares e Nei Pelizzon

Produção-executiva: Guto Lima

Assistente de produção: Ana Paula Domingues

Direção de fotografia: Marx Vamerlatti

Som direto: Cristiano Scherer e Guilherme Algarve

Desenho de som: Cristiano Scherer

Edição/Mixagem de Som: Cristiano Scherer

Finalização de Som: Estúdio Ouié

Edição: Cíntia Domit Bittar

Finalização: Lucas de Barros

Direção de arte: Julia Amaral

Maquiagem e figurinos: Gabriela Jardim Aquino

Modelagem: Augusto Benetti

Fotografia de still e arte gráfica: Ana Viegas

Preparação de atores: Mônica Siedler

Eletricista: Jhonatan Neguinho

O quê: Estreia do curta-metragem Pequenos Desencontros, de Fernando Boppré

Quando: 25 de julho, segunda-feira, às 20h30

Onde: Paradigma Cine Arte (Corporate Park, SC-401, nº 8.600, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis/SC)

Quanto: Gratuito (os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência na bilheteria. A capacidade máxima da sala é de 120 lugares).

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img