20.8 C
fpolis
segunda-feira, outubro 25, 2021
cinesytem

Poder Legislativo homenageia Udesc pelo cinquentenário de fundação

spot_img

Poder Legislativo homenageia Udesc pelo cinquentenário de fundação

spot_img

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de quarta-feira, 27, sessão especial em homenagem aos 50 anos de fundação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).A solenidade foi proposta pelo deputado Leonel Pavan (PSDB).

As informações são da Agência Alesc. 

Criada em 20 de maio de 1965, por meio do Decreto 2.802, do Governo Celso Ramos, a instituição completa cinco décadas com uma estrutura multicampi. São 12 unidades distribuídas em dez cidades, além de 27 polos de apoio presencial para o ensino a distância, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC).

Os cursos oferecidos são das áreas de saúde, tecnologia, educação, arte e socioeconômicas, sempre voltados para o perfil das regiões catarinenses. Atualmente, são 15 mil alunos distribuídos em 53 cursos de graduação, 27 de mestrado e 11 de doutorado. Em cinco décadas de atividades, já foram formadas mais de 55 mil pessoas.

Atuam na universidade cerca de 800 técnicos e 900 professores efetivos, sendo que mais de 95% destes são mestres e doutores.

O ingresso na universidade pode ser feito via vestibulares (Verão e Inverno), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e editais de transferência. Ao todo, são oferecidas mais de três mil vagas todos os anos, sendo 20% delas para estudantes de escolas públicas e 10% para alunos negros.

A Udesc mantém 142 grupos de pesquisa certificados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico (CNPq), nas oito grandes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes.

Os professores e alunos da instituição realizam cerca de 500 ações de extensão por ano em diversas áreas para levar o conhecimento obtido no ensino e na pesquisa ao público externo. As ações gratuitas beneficiam mais de 600 mil pessoas anualmente.

A Udesc conta ainda com outros diferenciais, como o Hospital Veterinário, o Laboratório de DNA, a Clínica Escola de Fisioterapia, o Museu da Escola Catarinense, a Editora Universitária, o Escritório de Direitos Autorais e três emissoras de rádio FM.

 

 

 

spot_img
spot_img