29.3 C
fpolis
terça-feira, janeiro 25, 2022
cinesytem

Pré-FAM estreia na Capital no projeto Baiacu de Alguém

Pré-FAM estreia na Capital no projeto Baiacu de Alguém

spot_img

Mostra de curtas que antecede o FAM ocorre de 24 de maio 1º de junho em 34 pontos de exibição no Estado

A estreia em Florianópolis do Pré-FAM será já na terça-feira, dia 24 de maio, na Associação Cultural Baiacu de Alguém, em Santo Antônio de Lisboa. O programa inaugura com uma sessão infantojuvenil às 15 horas. Lúdica e didática, a mostra tem classificação livre e reúne cinco curtas. A animação “A Terra a gastar”, com um longo currículo de exibições no Brasil e no mundo, é uma preciosidade na reflexão do consumo excessivo e da pouca consciência ambiental dos homens. Ao mesmo tempo divertida, faz uma paródia musical da cantiga popular “A Velha a Fiar”.

A animação na técnica stop-motion “Eu queria ser um monstro” fala sobre o cotidiano de uma criança com bronquite e presta uma bela homenagem aos laços familiares. A ficção “Direita é a mão que você escreve” conta a aventura de uma menina, que, esquecida pelo pai na saída da aula de balé, tentar ir sozinha para casa, enfrentando os obstáculos de um espaço estranho ao seu mundo e aprendendo a identificar os perigos e o que realmente ajudá-la a chegar em casa.

O poético “Os Anjos do Meio da Praça”, mostra um anjo que, após ser ferido em batalha, cai desacordado em um pequeno vilarejo e logo é aprisionado pelos moradores. Uma metáfora sobre o medo do desconhecido e sonhos esquecidos.

Por fim, o documentário “7 Voltas” entrelaça sete crônicas numa espiral narrativa e poética sobre o lugar onde o sinuoso rio Tamanduateí, hoje região central de São Paulo, descrevia sete voltas.

Lançamento oficial será às 19h

Às 19h, no lançamento oficial do Pré-FAM, a programação é indicada a jovens a partir de 16 anos e inclui quatro curtas-metragens. “Teresa”, melhor roteiro no FAM 2011 e com dois Kikitos em Gramado, mostra a partir da jovem que sonha em casar, as angústias em relação aos amores não correspondidos.

“O nome do gato”, melhor atriz para Camila dos Anjos na Mostra de Curtas Mercosul do FAM, conta a história de Bruna, uma jovem que decide morar sozinha num apartamento e começa a vivenciar situações estranhas quando descobre que pode ver e até controlar o passado através do olho mágico de sua porta.

O chileno “Miércoles 8/Martes 7”, também prêmio de melhor atriz, mas na Mostra de Vídeos do Mercosul, enfoca mãe e filha, que vencem dois dias complicados em meio às eleições presidenciais.
Por fim, o gaúcho “Um animal menor”, prêmio de melhor fotografia, mostra a angustiante escalada de Paula, que acorda certo dia em um poço, que se torna ainda mais fundo quando à borda aparece José, um menino de 10 anos e obstáculo a sua liberdade.

Serviço:

O quê: Pré-FAM 2011
Quando: 24/5, 15h, 19h (lançamento oficial)
Onde: Associação Cultural Baiacu de Alguém, rua Padre Lourenço R. de Andrade, 650, Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis, tel. 3204-8341
Quanto: Gratuito (15h – classificação livre, 19h – indicação 16 anos)

Circuito de exibição alternativo

O Pré-FAM, assim como o FAM, é uma realização da Associação Cultural Panvision, entidade sem fins lucrativos voltada a articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo. A mostra Pré-FAM tem o objetivo de constituir um circuito de exibição no Estado e também descentralizar e democratizar o acesso da população a bens culturais. O FAM chega este ano a 15ª edição e tem palco entre os dias 24 de junho e 1º de julho, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em Florianópolis.
Contato:
Marilha Naccari – (48) 8404-7574

Pontos de exibição em Florianópolis

Pescadores de Cultura / Baiacu de Alguém
24/5, 15h/ 19h
Rua Padre Lourenço Rodrigues Andrade, 650, Sto Antonio de Lisboa

Célula Cultural Mané Paulo
30/5 previsto 15h/ 19h
Rodovia João Paulo, 75. João Paulo

Florianópolis
Cineclube Armação
26/5, 9h / 14h / 19h30 e 28/5, 20h
Rodovia Francisco Thomaz dos Santos, 6050, bairro Armação

Cineclube Catavídeo
1/6, previsto 15h/ 19h
Rua dos Cedros, 56, Bairro Monte Cristo

Cineclube Casa das Máquinas
31/5, 15h / 19h
Rua Henrique Veras do Nascimento, 50 Lagoa da Conceição

Cineclube Ieda Beck
25/5, 20h
Travessa Ratclif, 56 Centro

Cineclube Carijós
27/5, previsto 15h/ 19h
Rua Antenor Borges, 409 – Canasvieiras

Palhoça
Cine Projetando Arte
24/5, previsto 15h, 19h
Rua Santo Anjo da Guarda, 1754

spot_img
spot_img