21.5 C
fpolis
quarta-feira, abril 24, 2024
Cinesystem

Prefeitura abrirá processo seletivo para contratação de agentes de combate a endemias

spot_img

Prefeitura abrirá processo seletivo para contratação de agentes de combate a endemias

spot_imgspot_img

A Prefeitura de Florianópolis fará chamada pública de biólogos e abrirá processo seletivo para a contratação de agentes de combate a endemias nos próximos dias. O objetivo é combater os criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. As informações são da assessoria de comunicação do Executivo.

A Vigilância Epidemiológica alerta para que a população mantenha o cuidado com os focos, mesmo com a chegada do inverno e as temperaturas menores.

As estações do outono e inverno são ideais para a intensificação do trabalho de prevenção nas residências e terrenos. Os ovos do Aedes aegypti resistem a longos períodos de dessecação, que podem durar até um ano.

Para a larva eclodir, basta que o ovo entre em contato novamente com períodos quentes e de chuva. Em 2015, a Vigilância Epidemiológica recebeu 207 notificações de pessoas com suspeita de dengue, das quais 41 foram confirmadas.

Mobilização

As equipes da Vigilância em Saúde do município fizeram o mapeamento de todos os pontos da Capital onde devem ser colocadas as armadilhas utilizadas para a descoberta de novos focos do mosquito. A partir deste trabalho, o monitoramento feito pelos agentes de combate a endemias alcançará todas as regiões da cidade, permitindo um maior controle e ações focadas na eliminação do vetor.

Desde o começo do ano, foram encontrados 145 novos focos – número que já classifica o município como infestado pelo mosquito transmissor da dengue. O Continente continua sendo a área mais afetada pelo mosquito, que foi encontrado nos bairros Capoeiras (45), Monte Cristo (32), Coloninha (16), Jardim Atlântico (9), Estreito (4), Balneário (1), Abraão (1), Coqueiros (2) e Canto (1). Na Ilha houve registros no Centro (5), em Ingleses (6), Santinho (1), Vargem Grande (1) e Canasvieiras (18). No Leste, Pantanal tem 1 foco e Córrego Grande 2.

Uma das explicações para o maior número de focos na área continental é a grande quantidade de ferros velhos, borracharias e áreas com acúmulo de lixo e entulhos. Além disso, há um maior fluxo diário de veículos de carga provenientes de cidades que convivem com a doença.

Denúncias

A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (WWW.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).

Dicas para combater a dengue

– Mantenha caixas, tonéis e barris de água tampados
– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada
– Não jogue lixo em terrenos baldios
– Garrafas de vidro ou plásticos devem ser guardadas com a boca para baixo
– Não deixe acumular água da chuva na laje
– Encha pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda
– Pneus devem ser armazenados em locais cobertos e protegidos da chuva
– Vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana, e a água deve ser trocada frequentemente.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img