17.2 C
fpolis
sexta-feira, abril 19, 2024
Cinesystem

Prefeitura amplia a atuação de enfermeiros na rede municipal de saúde

spot_img

Prefeitura amplia a atuação de enfermeiros na rede municipal de saúde

spot_imgspot_img

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, irá assinar nesta quarta-feira, 29, o primeiro volume da série de seis protocolos de enfermagem, normativas que embasarão e aumentarão a atuação dos profissionais, especialmente nos casos de atendimento a pacientes com doenças crônicas.

Os documentos foram criados pela Comissão Permanente de Sistematização da Assistência de Enfermagem da Secretaria de Saúde. A ação será referência em todo o Estado. “O resultado dessa mudança será o aumento de cerca de 80% da capacidade de oferta de serviços nas unidades de saúde”, afirma o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.

Simultaneamente a esse processo, 15 unidades de saúde piloto validarão mais de 400 diagnósticos e aproximadamente mil intervenções e procedimentos que os enfermeiros adotam em seu trabalho, relacionadas ao protocolo, e que consolidam as formas de registro do profissional por meio da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem – CIPE.

Protocolos como estes são validados pelo Ministério da Saúde e pelos principais organismos internacionais. A construção dos documentos é uma das etapas da implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem que, segundo a gerente de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Elizimara Ferreira Siqueira, há muito é esperada pelos enfermeiros da rede.

Pack Brasil

Os documentos complementam a implantação pioneira no Brasil do Pack – Guia Básico para Cuidados de Saúde – que está sendo desenvolvido pelos profissionais da Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Florianópolis e que também será referência nacional e internacional.

Até o fim deste ano, a nacionalização do guia estará pronta e a expectativa é de que em 2016 os profissionais dos centros de saúde de Florianópolis comecem a receber o treinamento e utilizar o material. O PACK é um guia para médicos e enfermeiros de atenção primária que visa facilitar a tradução do conhecimento científico para a prática clínica.

Ele abrange cerca de 40 sintomas e 20 condições crônicas comumente encontradas nos pacientes que buscam atendimento na atenção primária. Cada uma de suas mais de 2 mil recomendações práticas está ligada à base de evidências científicas do BMJ Best Practice, uma das mais importantes ferramentas mundiais de apoio a profissionais de saúde para tomada de decisão clínica.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img