18.1 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Prefeitura de Florianópolis disponibiliza informações orçamentárias e financeiras na internet

spot_img

Prefeitura de Florianópolis disponibiliza informações orçamentárias e financeiras na internet

spot_imgspot_img

Sistema on-line permite que os cidadãos consultem diversos dados sobre a origem e o destino dos recursos públicos, de acordo com a Lei da Transparência
A Prefeitura de Florianópolis já está seguindo o que determina a Lei Complementar Federal nº 131, de 27 de maio de 2009, chamada Lei da Transparência, que estabelece normas para a divulgação, em tempo real e em meios eletrônicos de acesso público, de informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Na última quinta-feira, dia 27 de maio, foi disponibilizado na capa do Portal da Prefeitura de Florianópolis (www.pmf.sc.gov.br) o acesso ao sistema que reúne os principais dados sobre a origem e destinação dos recursos públicos da Capital catarinense. “Ao publicar essas informações na internet, possibilitamos uma relação mais transparente entre a Administração Municipal e os cidadãos que, a partir de agora, terão um importante instrumento para fiscalizar de forma mais ativa as ações do governo”, destaca o Secretário Executivo de Controle Interno e Ouvidoria da Prefeitura de Florianópolis, Sandro Ricardo Fernandes.

Nesse sistema, os cidadãos de Florianópolis poderão acessar dados como a relação de receitas por fonte de recursos, o demonstrativo da receita arrecadada, a relação de despesas e a descrição dos fornecedores. Também estão disponíveis os processos licitatórios e a relação de contratos e convênios. “Por integrar diferentes sistemas tecnológicos e bases de dados atualmente utilizados pela administração municipal, o sistema oferece, neste momento, dados até o dia 21 de maio. Mas a inclusão das informações é contínua para que se atinja a publicação em tempo real”, explica Fernandes.

Antes mesmo do prazo estipulado pela Lei da Transparência, a Prefeitura de Florianópolis já disponibilizava em seu portal na internet diversos relatórios das áreas orçamentária, financeira e de gestão. No espaço Governo/Gestão e Transparência do portal da Prefeitura é possível acessar relatórios publicados pelas Secretarias e órgãos da administração municipal. Além de dados orçamentários, os cidadãos podem acessar estatísticas, planos de ações e relatórios de atividades.

Acesse as informações sobre a execução orçamentária e financeira de Florianópolis

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img