23.5 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Presidente da Câmara recebe de moradores demanda por ações para conter o avanço do mar no Campeche

spot_img

Presidente da Câmara recebe de moradores demanda por ações para conter o avanço do mar no Campeche

spot_imgspot_img

 

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, vereador Fábio Braga (PSD), recebeu na manhã desta terça-feira integrantes da Associação de Moradores do Jardim Eucaliptos (AMOJE). Ele lutam pela revitalização da orla do Campeche, em especial um enrocamento de rocha em uma área de cerca de 300 metros que seria urgente para evitar o avanço do mar nas propriedades dos moradores da região.

“Já houve uma demanda muito parecida na praia da Armação. É um problema emergencial. Na noite passada, mais uma casa se foi com a água do mar. É mais uma família que teve que sair”, relata João Carlos da Silva, presidente da AMOJE. A comunidade tem um projeto pronto para a obra desde 2016. E ele foi aprovado por prioridade para a região em 2019, nas definições realizadas em conjunto com todos bairros da região Sul da Ilha.

 

O pedido dos representantes do moradores é pela atenção a essa necessidade que se tornou emergencial com o avanço recente do mar nas últimas semanas, que já destruiu ao menos duas residências na localidade. A região é conhecida também como Areias do Campeche.

“As cenas que eu recebo dali hoje eu vi há 20, 30 anos na Armação. Eu sei exatamente o que é ver a água invadir uma casa, chegar até metade da sua parede”, disse Fábio Braga. O presidente da Câmara relatou que ele e o vereador Guilherme Pereira (PSC), que solicitou a reunião na Câmara, já se reuniram com o prefeito Gean Loureiro (DEM) e seu secretário de obras, que se sensibilizaram com a demanda e irão dar prosseguimento às tratativas para realização da obra.

 

A próxima etapa em fase de estudo agora é quais os órgãos ambientais em que será necessário o pedido de autorização para efetivar a iniciativa. Esse é justamente o pedido da comunidade, que essa solicitação seja feita com prioridade.

 

“Meu pai teria hoje 90 anos se estivesse vivo. Ele plantava ali mandioca e cebola há 70 anos. Nós não somos invasores. Não queremos ser marginalizados. Olhem a Lagoa da Chica. Hoje ela é um ponto turístico. Por que não a nossa orla também?”, pergunta Zulma Sales, moradora do Jardim Eucaliptos.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img