21 C
fpolis
sexta-feira, maio 3, 2024
Cinesystem

Produções audiovisuais, música e cultura de rua: as transformações de jovens por iniciativa de Floripa

spot_img

Produções audiovisuais, música e cultura de rua: as transformações de jovens por iniciativa de Floripa

spot_imgspot_img

São cerca de 90 crianças e adolescentes que têm acesso à tecnologia, professores e ao ímpeto de mudar e crescer

A retomada do projeto Nosso Bairro (NOBA), surgido em 2016 e inibido pela pandemia de Covid-19, é marcada em 2023 com a inserção de cerca de 90 crianças e adolescentes, na sua maioria, em situação de vulnerabilidade social. Todas das comunidades do entorno do bairro Agronômica, em Florianópolis (SC). Destaque para as localidades carentes da Vila Santa Rosa, Morro do Horácio, Vila Santa Vitória, Morro do 25 e Nova Trento.

Se o retorno às atividades iniciou com intervenções de grafite e a instalação de uma oficina fixa de percussão no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Agronômica, em dezembro passado, os resultados hoje são ainda mais surpreendentes. No dia 25 de setembro (segunda-feira), entre 12h30 e 13h30, na unidade da Irmandade do Divino Espírito Santo, também na Agronômica – conhecida como ‘Promenor’ – será possível conferir a evolução da iniciativa. Serão apresentadas produções audiovisuais que envolvem animação, dublagem, cinema, grafite, além de, é claro, uma mostra com o resultado das aulas e o talento dos jovens percussionistas.

Fundada em 1773, em Florianópolis, a Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), possui quatro programas: Lar São Vicente de Paulo, Centro de Educação Infantil Girassol, EducArte e Formação Aprendiz, que atendem aproximadamente 750 crianças, adolescentes e jovens, de 0 a 24 anos, em situação de vulnerabilidade social. Como diz Paulo T. do Valle Pereira, provedor da IDES, “é nossa missão”.

A ENGIE Brasil Energia é patrocinadora do projeto. “Transformar as comunidades, melhorando a qualidade de vida de toda a comunidade é um exemplo que traduz a proposta da ENGIE”, afirma Luciane Pedro, gerente de Responsabilidade Social da empresa. Segundo ela, “trata-se de um canal de informação, integração e melhoria da qualidade de vida das áreas onde a ENGIE atua, seja com recursos privados ou incentivados – caso do Nosso Bairro”.

Raphael Ribeiro, organizador do NOBA, explica melhor: “Inscrito na Lei Rouanet, o projeto tem a pretensão de durar o tempo que for preciso para que as crianças e jovens de periferia tenham acesso a essas oportunidades de forma gratuita e democrática, sem distinção de cor, raça, credo ou status social”, afirma.

A ação, concebida pela Incentive (Instagram: @Incentive_de_verdade), foi motivada por uma pesquisa socioeconômica da Agronômica encomendada na época pela ENGIE e, posteriormente, inspirada na história do Afroreggae, Organização da Sociedade Civil (OSC) fundada em 1993 com a missão de promover a inclusão e a justiça social por meio da mesma meta – despertar potencialidades artísticas e intelectuais de jovens das camadas populares. Aí estão incluídas artes de rua, música, artes plásticas através do grafite, audiovisual visando formação técnica dos jovens e uma integração que falta a estes potenciais líderes futuros.

O projeto Nosso Bairro – NOBA – está inscrito no regime de mecenato da Lei de Incentivo à Cultura (Lei 8.313/1991), também conhecida como Lei Rouanet, sob o número de PRONAC 186107 conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis/Assistência Social, Irmandade do Divino Espírito Santo, Boa Nova Filmes, patrocínio da ENGIE, Jeep DVA e Quantum Engenharia e é uma realização da Incentive, Ministério da Cultura / Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO

12h30 – Apresentação dos curtas

12h40 – Apresentação de Música (vozes e violão)

12h55 – Apresentação dos alunos das oficinas de percussão do Nosso Bairro

13h10 – Apresentação das Crianças do Coral de Tijucas – projeto Crescer Cultural (convidado do evento)

13h30 – Encerramento

SERVIÇO

Evento: Nosso Bairro – NOBA

Data: 25/09

Horário: Entre 12h30 às 13h30

Local: IDES – Promenor – Projeto Educart

(Unidade: Agronômica – Rua Rui Barbosa, 811. Florianópolis/SC)

Sitewww.incentivedeverdade.com.br

editor.deolhonailha
editor.deolhonailhahttp://www.deolhonailha.com.br
O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img