21.3 C
fpolis
terça-feira, abril 23, 2024
Cinesystem

Programa Reóleo, da ACIF, faz a coleta inédita de óleo na Fenaostra

spot_img

Programa Reóleo, da ACIF, faz a coleta inédita de óleo na Fenaostra

spot_imgspot_img

Projeto também acaba de receber o 17º Prêmio Expressão de Ecologia como o único premiado na categoria entidade de classe

A Fenaostra 2009, que começa nesta sexta-feira no CentroSul, na Capital, terá um componente inédito: o óleo utilizado para o preparo das iguarias será coletado – para posterior reciclagem – pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Todo o processo será operacionalizado por meio do Programa Reóleo, que a Associação desenvolve de forma pioneira há 11 anos. A expectativa é que diariamente sejam coletados 20 litros do produto – para se dimensionar essa importância, basta levar em consideração que um litro de óleo contamina aproximadamente um milhão de litros de água.

“Queremos mostrar aos donos dos estabelecimentos comerciais e geradores de óleo que o Reóleo é um projeto de recolhimento e reciclagem de óleo 100% voltado para a sociedade, sem fins lucrativos e com o objetivo de promover um desenvolvimento mais sustentável para nossa cidade”, afirma Luiz Fernando Marca, diretor do Programa Reóleo da ACIF. “Além disso, estamos colaborando no processo de formar cidadãos conscientes e responsáveis quanto ao tratamento de resíduos, entre eles o óleo de cozinha”.

Nos nove dias da Fenaostra, cerca de 180 litros de óleo serão direcionados para a reciclagem. Descartado indevidamente em pias e bueiros, o óleo de cozinha traz perigos à saúde e ao meio ambiente: como não se misturam e nem se dissolvem na água, gorduras como azeite e óleo formam uma camada densa que impede a troca de gases e a oxigenação da água, o que ocasiona a morte de peixes e animais aquáticos. No sistema de coleta de esgoto, o óleo causa o entupimento de canos, o que pode levar à infiltração do solo, contaminando o lençol freático ou o transbordamento nos bueiros. Para desentupir as tubulações, são empregados produtos químicos tóxicos que acabam poluindo o meio ambiente.

PrêmiosO Programa Reóleo acaba de conquistar o 17º Prêmio Expressão de Ecologia, sendo o único a receber a distinção na categoria entidade de classe. Criada em 1993 pela Editora Expressão, é considerado a maior premiação ambiental da região Sul e a edição 2009 contou com a participação de 149 ações ambientais. “Esse é mais um reconhecimento de um trabalho de extrema importância desenvolvido pela ACIF”, argumenta Marca. “Além da coleta e destinação do produto para a reciclagem e por meio de ações de educação ambiental realizadas em escolas, a ACIF procura incentivar a adoção de práticas ecologicamente corretas nas famílias florianopolitanas, trabalhando na conscientização dos jovens”.

Em 2008, o Programa Reóleo foi um dos escolhidos pela ADVB/SC para receber o Prêmio Empresa Cidadã, que destaca projetos de responsabilidade social nas áreas de preservação ambiental, participação comunitária e desenvolvimento cultural.

Alguns números

• O Programa Reóleo foi implantado pela ACIF em 1998, inicialmente na Lagoa da Conceição e hoje abrange toda a Capital e alguns bairros de São José, envolvendo 280 estabelecimentos, além de condomínios residenciais;

• Existem 35 pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados por Florianópolis, a maioria nos postos de combustível da rede Raio e Rede Galo;

• O projeto de educação ambiental envolve 20 escolas públicas e particulares da cidade.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img