23.3 C
fpolis
sexta-feira, abril 26, 2024
Cinesystem

Projeto de Inteligência Competitiva passa a beneficiar todo o Estado

spot_img

Projeto de Inteligência Competitiva passa a beneficiar todo o Estado

spot_imgspot_img

Antes, disponível apenas para os arranjos produtivos locais (APLs) de quatro cidades catarinenses, o SIS – Sistema de Inteligência Competitiva Setorial do SEBRAE/SC começa 2011 atendendo todo o Estado. Gratuito, o projeto estimula a competitividade dos setores da apicultura, calçados femininos, móveis de madeira e vestuário

Preparar micro e pequenas empresas para os imprevistos do setor e torná-las aptas a concorrer em um mercado cada vez mais global. Foi com esse objetivo que o SEBRAE/SC desenvolveu o projeto SIS – Sistema de Inteligência Competitiva Setorial, que proporciona aos empresários das micro e pequenas empresas acesso virtual a um conjunto de informações estratégicas e alinhadas a necessidade dos usuários. Até o ano de 2010 o atendimento era restrito às regiões de Criciúma, São João Batista, Chapecó e Videira. Para 2011, o SEBRAE prevê a expansão dos serviços para todas as empresas catarinenses, independente da região. Como o acesso ao projeto pode ser feito de forma virtual, mesmo os empresários das cidades mais distantes podem se beneficiar com o serviço.

O termo Inteligência Competitiva (IC) significa a atividade de monitoramento, coleta, análise e disseminação de informações, cujo objetivo é proporcionar maior segurança na tomada de decisão por parte dos gestores das empresas. Essa atividade, que já faz parte do dia a dia das grandes organizações, agora passa a orientar as decisões também nos pequenos negócios. “A gratuidade do projeto é outro fator de estímulo à adesão, pois desonera a empresa de um custo que, se contratado de forma individual, seria inviável”, alega Douglas Luís Três, coordenador estadual do projeto no SEBRAE/SC.

Construído a partir da demanda dos empresários, o SIS atende os setores da apicultura, calçados femininos, móveis de madeira e vestuário. Uma equipe de profissionais multidisciplinar orienta todo o processo, disponibilizando, inclusive, consultorias presenciais. “Com informações estratégicas na mão, o empresário consegue tomar rumos mais acertados”, explica o coordenador. As informações, em forma de relatórios, ficam disponíveis no ambiente de disseminação do SIS, o portal www.sebrae-sc.com.br/sis, onde todos os empresários cadastrados têm acesso.

Criado em 2007, o SIS tornou-se um verdadeiro aliado para o aumento da competitividade das empresas participantes. “Casos de sucesso são comuns e refletem a importância da informação estratégica para uma gestão efetiva dos negócios”, comenta Douglas Luís Três.

O participante do SIS conta ainda com outras facilidades, como listagem de fornecedores, uma biblioteca com artigos técnicos, publicações científicas, normas técnicas e legislação do setor, dados econômicos e cotações atualizadas. Além disso, os empresários cadastrados como assinantes podem solicitar uma pesquisa por mês.

spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Leia mais

spot_img